Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

O Que é a Tireoide?


A tireoide é uma glandula produtora de hormônios, essencial para o equilíbrio das funções do corpo. Ela tem o formato de uma borboleta e situa-se no pescoço, no local conhecido como “Pomo de Adão”. Sua principal função é produzir os hormônios T3 (tri-iodotironina) e T4 (tiroxina), os quais, por sua vez, atuam em vários outros órgãos como: coração, cérebro, fígado, intestino e rins.


A tireóide atua ainda no controle do gasto energético, da temperatura, dos ciclos menstruais, da fertilidade, da memória, da concentração, do humor, das emoções, sem esquecer de mencionar sua influência no crescimento e desenvolvimento das crianças e adolescentes.


De uma forma simplista, se a glândula passar a produzir menos hormônios, estará caracterizado o hipotireoidismo, quando será necessário repor os hormônios através de medicações chamadas levotiroxina. Se, por outro lado, a glândula tireoide estiver produzindo muitos hormônios, haverá uma situação de hipertireoidismo, cujo controle pode ser realizado através de tratamento medicamentoso, cirúrgico ou com iodoterapia.

A avaliação do funcionamento da tireoide (se ela está produzindo os hormônios adequadamente ou não, ou seja, sua FUNÇÃO) se dá através de dosagens hormonais no sangue.


HIPOTIREOIDISMO CLÍNICO: TRATAMENTO MEDICAMENTOSO?

O hipotireoidismo subclínico ocorre quando a tireoide se encontra em estágio inicial de lentificação da sua função, isto é, a doença não está ainda instalada e as taxas de hormônios circulantes ainda não foram alteradas. Na maioria dos casos, não há necessidade de uso de levotiroxina para seu controle. No entanto, há também situações de hipotireoidismo subclinico que necessitam de tratamento imediato, justamente por isso, ao se deparar com um paciente nessa situação, é bastante comum que médicos de outras especialidades os encaminhem ao endocrinologista para avaliação dos resultados dos exames da tireoide, a fim de que possa ser verificado no caso o tratamento mais adequado naquele momento.


TENHO NÓDULO NA TIREOIDE: PRECISO DE REMÉDIO?


Em geral, os nódulos tireoidianos não necessitam de medicações. Estima-se que 60% da população brasileira tenha nódulos na tireoide em algum momento da vida, no entanto, apenas 5% dos nódulos são cancerígenos. Os nódulos tireoidianos são encontrados através de exames de imagem, geralmente pela ultrassonografia (USG) de tireoide. A USG não avalia a FUNÇÃO da glândula (aferida por dosagens hormonais no sangue, como citado anteriormente) e muitas vezes é insuficiente, fazendo-se necessária a realização de exames complementares para averiguar se o nódulo produz ou não hormônios ou se o nódulo é maligno. O papel do médico, nesses casos, será de orientação do paciente quanto aos exames a fazer e como acompanhar o nódulo.


Por hoje é isso, espero que gostem!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima


Referencia: sbem

Dra. Lia Lima

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle