Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Pipoca - Uma aliada na perda de peso


A pipoca é o alimento formado da explosão do grão de milho. À medida que a temperatura aumenta, ocorre aumento da pressão no interior do grão, com eventual explosão e formação da pipoca. Não há necessidade de uso de óleos ou margarinas para reação ocorrer, há sim, obrigatoriedade de calor.


Benefícios da pipoca

  • Rica em fibras e consequentemente ajuda na eliminação de gorduras alimentares, acelera o transito intestinal e ajuda a manter um nível glicêmico mais estável, o que é uma boa caraterística de alimento para diabéticos;

  • Rica em vitaminas do complexo B;

  • Rica em manganês e magnésio, importantes nutrientes da saúde da tireoide.

Mas não se iludam! A pipoca não emagrece, afinal de contas ela é rica em carboidratos que em geral carregam grande quantidade de caloria alimentar. O carboidrato presente no grão de milho é um carboidrato complexo de muita valia para atletas e diabéticos.

Perigos da pipoca

Os locais de vendas deveriam servir quantidades saudáveis de pipoca para substituir um lanche, o que seria o equivalente aquele saquinho de pipoca do carrinho de pipoqueiro, das épocas antigas em que eram vendidos em praças, em frente à escola ou da igreja, equivalente a uma xícara de grãos de pipoca.

  • Não há necessidade de temperar com sal;

  • Não há necessidade de temperar com manteiga ou muito menos cremes doces.

  • Não há necessidade de pipoca com guaraná e sim pipoca com água.

Todas as vezes que ingerimos fibras, devemos ingerir juntamente água, pois a fibra funciona como areia no bolo fecal. Se não chegar água, o cimento formado fica duro e ressecado. Se chega muita água, o cimento não endurece e fica mole. É isso que queremos com a fibra e a água, “Um cimento mole, um bolo fecal pastoso”! Depois de pronta, você pode temperar a pipoca com azeite, uma pequena pitada de sal, e a cebola desidratada e o alho estão liberados.

O risco da pipoca de micro-ondas


Aquele saquinho que compramos para colocar a pipoca no micro-ondas é modificado para suportar grandes temperaturas, assim, uma vez aquecido, libera substancias que, apesar de não confirmados ainda, parecem ser nocivas ao tecido pulmonar se for inalado.

Ainda, o grão de pipoca recebe conservantes, corantes para ficar amareladinho e aromatizantes para trazer aquele cheiro de manteiga. Não devemos esquecer que são ricos em sódio. Tirando toda a beleza da pipoca feita na panela de antigamente.


Portanto a pipoca é um grande aliado na perda de peso


Deve ser utilizado como lanche

Não deve ser utilizado todos os dias para poder dar chance de consumo de frutas nos lanches, mas é uma alternativa de quebra de rotina

Pode ser utilizado no pré-treino

Pode ser utilizado por diabéticos

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle