Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Distúrbios mentais mais comuns na obesidade


Transtorno da compulsão alimentar periódica

A TCAP ou “binge eating disorder”, pode ser definida como a ingestão de uma grande quantidade de alimentos em um período de tempo bem delimitado (até duas horas), com a presença da impressão pelo sujeito de perda de controle sobre o ato de comer.

As manifestações de comportamento relacionado ao TCAP são: comer rapidamente, comer até sentir-se cheio, comer grandes quantidades de comidas mesmo sem estar com fome, comer sozinho por embaraço, sentir repulsa por si mesmo, demasiada culpa pelo ato de comer descomedido.


Síndrome do comer noturno

É a presença dos seguintes sintomas: insônia, alimentações noturnas e falta de apetite pela manhã. É importante caracterizar a forma de se alimentar durante a noite, pois na maioria das vezes há preferencias por alimentos hipercalóricos e o indivíduo tem consciência da sua atitude e preferencias alimentares. Acredita-se que ocorra ingestão de ¼ da caloria total ingerida durante o dia, que pode ser em um ou vários episódios alimentares. Em geral esses pacientes apresentam controle alimentar durante o dia.


Transtorno alimentar relacionado ao sono

São episódios de comer e/ou beber, sempre de forma involuntária, durante despertares noturnos, com memoria parcial ou completa do evento. A real prevalência dessa síndrome ainda não foi totalmente estimada, e parece ser uma forma variante de sonambulismo.


Bulimia nervosa

Presença de episódios bulímicos com relatos de ingestão média de 3500 mil calorias, podendo chegar à ingestão alimentar de 20 mil calorias. Há uma preocupação persistente em comer e um desejo irresistível pela comida. Normalmente o sujeito tenta neutralizar os efeitos “de engordar” dos alimentos por meio de comportamentos compensatórios. A manobra do vomito induzido é o método mais frequente e de maior identificação da compulsão.


É isso pessoal, espero que tenham gostado. E se gostou, compartilha esse post!


Para mais

informações

Agende uma

Consulta!