Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

SOP - SÍNDROME DO OVÁRIO POLICÍSTICO

UMA RELAÇÃO COM INFERTILIDADE, OBESIDADE, HISURTISMO E ALOPECIA

10 PONTOS IMPORTANTES


1. CONCEITO DE SOP:

A síndrome do ovário policístico é uma desordem caracterizada por um conjunto de sintomas que se dão por conta de muitos hormônios masculinos circulantes, desregulação do eixo hormonal e alteração no metabolismo da insulina.


Sua origem é poligênica: quer dizer que tem vários fatores genéticos. É comum ter SOP nas pessoas que tem pais com calvície, mães com história de tratamento para infertilidade ou irmãos com síndrome metabólica. Sua prevalência é de 5 a 10% de todas as mulheres na fase reprodutiva.


2. DIAGNOSTICO, USG E SOP:

Seu diagnostico se dá pelos critérios de Roterdã, que consiste na presença de 2 achados entre:

  1. Alterações no ciclo menstrual;

  2. Manifestações clinicas ou achados laboratoriais;

  3. Achados ultrassonográfico (USG), com ainda exclusão de outras doenças.

Portanto, o achado isolado dos policistos no USG não é suficiente para diagnosticar com a síndrome.


3. PRINCIPAIS MANIFESTAÇÕES NA SOP

Entre as principais manifestações clínicas da Síndrome do Ovário Policístico temos: pausa na menstruação (amenorreia), ciclos irregulares ou até perdas de pequenos sangramentos vaginais, chamados de acrocórdons; ainda alopecia androgênica, que seria a perda de cabelos em especial na área da calvície, acne, hirsutismo, que consiste no crescimento de pelos em regiões típicas de homens como a barriga, braços pernas e regiões mandibular.


4. INFERTILIDADE E SOP

Essa síndrome pode acarretar infertilidade pois os ciclos menstruais são anovulatórios, ou seja, ciclos sem que o ovulo esteja maduro para fecundar. Mas isso , não significa que todas as pessoas que tem Síndrome do Ovário Policístico tem infertilidade, pois na maioria dessas mulheres, os ciclos podem ser intercalados com ciclos ovulatórios, e a queixa de infertilidade é pouco comum. Ainda, com o conhecimento da fisiologia dessa síndrome cada vez maior, os endocrinologistas e ginecologistas sabem o manejo de lidar com essa infertilidade.


5. ACANTOSE E SOP

Outro achado comum é a acanthosis nigricans, pele mais escurecida e enrugada que se dá em dobras, em especial no pescoço, axilas e região inguinal. É um achado associado com a , uma disfunção celular que cursa com aumento da insulina na corrente sanguínea e sua dificuldade de ação na célula. A longo prazo, essa hiperinsulinemia pode acabar levando a diabetes. Pessoas com obesidade também pode ter essa alteração na pele.


6. OBESIDADE E SOP

A Síndrome do Ovário Policístico, quando manifestada com obesidade central (acumulo de gordura na região central do abdome), resistência insulínica, e outras alterações, pode aumentar a chance de estar inserida em outra doença: a síndrome metabólica. Distúrbios do sistema reprodutor, a SOP, aumenta a chance de síndrome metabólica, uma situação que está associada a maior risco de doenças cardiovasculares. Lembrando que doenças cardiovasculares, como AVC (acidente vascular encefálico) e IAM (infarto agudo do miocárdio) são as principais causas de morte no mundo.


7. O HISURTISMO NA SOP

No caso de queda de cabelo , sempre há a necessidade de afastar outras causas, pois a principal causa de alopecia é a causa idiopática, aquela que não cursa com patologia associada e sim com a história da evolução da saúde do cabelo, ou associada a doenças mentais como depressão e ansiedade ou uma deficiência vitamínica. O tratamento da alopecia na Síndrome do Ovário Policístico se dá com hormônios e, portanto, deve ser bem indicado seu uso.


8. ALTERAÇÕES NOS EXAMES LABORATORIAIS

São comuns as alterações hormonais no diagnóstico como no acompanhamento. Os hormônios sexuais podem estar alterados , assim como os hormônios masculinos aumentados. Alteração nos lipídios também é comum quando a síndrome metabólica está envolvida, com LDL e TG aumentados e HDL diminuído. Assim o acompanhamento, tratamento e prevenção de complicações são importantes nesta aparente inocente síndrome.


9. EXERCÍCIOS E DIETA NA SOP

Os exercícios físicos específicos e dieta na SOP são os mesmos para diabetes mellitus e síndrome metabólica. A dieta deve ser hipocalórica e deve haver perda e controle no ganho de peso. Os exercícios devem ser de moderada a intenso, 150 min por semana, com exercícios aeróbicos e de resistência, uma vez que eles aumentam a sensibilidade dos receptores GLU-4 a insulina (ou seja, diminuem a resistência à insulina na célula melhorando assim a função da insulina e combatendo seus efeitos a longo prazo quando elevados na corrente sanguínea).


10. E lembre-se, a SOP tem início na puberdade e os ciclos menstruais tornam-se mais espaçados com a idade, assim, é uma doença que pode ser tratada assim que é feita o diagnóstico e quando mais cedo é feita, menor as chances de complicações. Lembre-se de fazer seu acompanhamento anual e uma vez controlado, relaxe. Pois é comum as pacientes que sofrem de SOP sentirem-se estigmatizados de obesos e inférteis. Não é bem assim, já que é uma doença que pode ser controlado e prevenido suas complicações.


Caso você tenha tido dúvidas com a nomenclatura desse post ou houver algum questionamento que eu não tenha abordado, fique à vontade de perguntar e dividir suas experiências.

Referencias: Vilar


Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle