Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

É possível construir músculos sem comer? Fiquem atentos, o jejum entra nessa história!

Mais uma vez um assunto paradoxo:


Existe a possibilidade de ganhar massa magra (músculo) sem comer?


Sim, mais uma vez a prática de novos hábitos vem quebrando a ciência.


Sempre fomos orientados a se alimentar, que pessoas que não comiam o suficiente, não teriam nutrientes para construir músculos.

E agora, com a prática do jejum intermitente, o que vemos? Pessoas definidas. Ou seja, simples assim, fazendo o jejum, as pessoas estão definindo mais o corpo.




INFORMAÇÕES CONTRA:

1- Preciso dizer que a prática do jejum intermitente ainda não é aceito paras sociedades médicas e nutricionais.


2- Preciso dizer que existem uma soma de tipo de jejuns.


3- Preciso dizer que os estudos que registram esses efeitos bons da prática do jejum ainda são com uma pequena quantidade de pacientes.


4- Somando a falta de estratégia única e a quantidade pequena de avaliados e registos em estudos de relevância, as entidades de nutrição e endocrinologia ainda não aceitaram tal pratica como algo seguro, e como medica, que escreve e influencia leitores, devo deixá-los ciente de tal condição.



É muito importante vocês leitores entenderem as duas faces da moeda: o que estão praticando, como, porque, para que, quando, e se é seguro, quem pode, efeitos colaterais, indicações, contra-indicações, promessas, modas e mitos...


Quando o assunto é dieta a primeira coisa que vem na nossa memória é:


Lá vem mais uma dieta prometedora de perda de peso onde a pessoa perde e ganha peso em seguida.


Realmente restringir alimentos para comer determinada quantidade e pequena é um tiro certeiro para muitas pessoas que estão acima do peso, já que a grande maioria da população, que está acima do peso, tem hábitos de comer em demasiada quantidade.

É por isso que as dietas do chá, da sopa, da noiva e das letras dão certo.


O diferencial do jejum intermitente é que ele se denomina uma prática e não uma dieta, que envolve liberação de hormônios anabólicos (que constroem músculos) e permite a desintoxicação.

Como seria isso?


O jejum significa ficar sem comer, simples dessa forma. Jejum intermitente significa que essa pratica será programada e eventuais, não deve ser todos os dias. Essa pratica libera de uma a duas vezes na semana. Iniciou-se na Inglaterra desde 2013 e somente agora no Brasil está pegando.


Existem variadas formas de jejuar, indicadas por autores diferentes. Existe o jejum de 12h, 16h, 24h, 36h ou comer apenas quando tiver fome e fazer o jejum na duração que aguentar.


Como hipertrofiar com ela? Bom, o jejum intermitente (programado) exige-se que beba bastante água e pratique os exercícios durante o jejum. Acredita-se que na época “das cavernas”, o homem buscava alimento em jejum, e mesmo sem alimento (o pré-treino) ele vencia luta com animais ferozes. Isso se dá porque existem hormônios que alerta, que em jejum conseguimos liberar esses hormônios com maior eficácia e por isso que o homem, mesmo em jejum, favorecia-se na luta com outros animais, deixando o indivíduo mais definido, mais forte e mais disposto mesmo sem comer.


A teoria tem sentido, e as pessoas que praticam tem apresentado mais vigor, mais força e mais desenvolvimento e definição muscular. Impressionante. Existem relatos de pessoas que correm 15km em jejum.


O que vai contra toda o nossos hábitos e conhecimentos sobre o assunto.


Portanto, você poderia sim, definir e ganhar músculos fazendo a prática do jejum intermitente.


Para saber se você poderia iniciar esse habito, somente com indicação de profissional, pois existem contra indicações, riscos e necessidade de acompanhamento, vigilância, orientações e supervisão.


É isso pessoal,

um beijo a todos;

Dra. Lia Lima

E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Headland, M; Clifton, P.M; Carter S; Keogh, J. B. Weight-Loss Outcomes: A Systematic Review and Meta-Analysis of Intermittent Energy Restriction Trials Lasting a Minimum of 6 Months. Nutrients. 2016, 8(6), 354.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle