Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Fentermina: quem é ela no jogo da obesidade?

Oi, você já ouviu falar dessa substancia?

Pois bem, ela é autorizada para tratamento contra obesidade nos EUA pelo FDA (food and drugs admnistration), mas no Brasil, não.


A fentermina se classifica dentro das anfetaminas, sendo assim, proibida sua comercialização neste pais desde 2011. Sua autorização de venda e comercialização está em tramite no Senado, ganhando cada vez mais espaço.


A ANVISA ainda se posiciona contra, não da droga em si, mas o medo de faltar fiscalização da medicação, sendo os riscos maiores que benefícios se cair em mãos erradas ou serem prescritas por pessoas erradas. Portanto, há uma discordância entre médicos que por um lado desejam mais medicações para o manejo da obesidade e tratamento de uma das doenças mais prevalentes atualmente como de outro lado médicos que entendem a necessidade dessas medicações, mas que receio o uso desenfreado e os riscos causados por elas se usadas de formas inadequadas e sem mudança de estilo de vida, onde o retorno do ganho de peso é factível.


As anfetaminas são anorexígenas, ou seja, redutoras de apetite, além de aceleradoras do metabolismo. Nos EUA, a fentermina é vendida em associação com topiramato, podendo essa associação ser mais poderosa, visto que existem menores doses de ambas as medicações, e diminutos riscos.


Lembrando que existem indicações muito especificas da prescrição de determinada medicação e o paciente sempre deve ser totalmente avaliado primeiramente.

Um beijo a todos;

Dra. Lia Lima


Lia Lima

E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!