Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Um destaque para LEVOTIROXINA


4-	Sobre a levotiroxina Você sabia que a Levotiroxina, a medicação indicada para tratamento do hipotireoidismo e outras poucas indicações, é a terceira droga mais prescrita no Reino Unido. Mas qual a relevância disso? A relevância é que nos últimos anos houve um “boom” de prescrições de Levotiroxina. Por causa disso, nascem alguns questionamentos: porque será que houve esse aumento de prescrições? Será que estão seguindo os protocolos corretos para indicar a medicação? Acreditamos que houve o acréscimo a importância da tireoide como avaliação de rotina dos pacientes, com queixas ou sem queixas de sintomas consequentes de doenças tireoidianas. Assim, os médicos se depararam com um maior número de doentes da tireoide e ainda mais, os não doentes da tireoide que apresentavam alteracoes de exames, sem doença estabelecida. Esses últimos casos, são chamados de hipotireoidismo ou hipertireoidismo subclinico, em que as indicações das medicações são muito seletas. Provavelmente os prescritores podem estar prescrevendo em situações que não há indicações formais de uso. Vale lembrar que é observado que em casos de hipotireoidismo subclinico, em que o TSH encontra-se elevado e o T4L normal, os níveis de TSH podem retornar a valores normais em 60% dos casos, portanto, sempre antes de iniciar tratamento deve ser repetido e confirmado essa alteração. O stress e doenças agudas aumentam TSH. O uso de medicações deve ser vigiado sim, para sua segurança. Procure sempre um especialista sobre o assunto para conduzir da forma mais correta e atual da sua doença.  Você acredita que essa informação foi relevante? Por favor, me deixe ciente da importância dessas publicações e compartilhem para que outros possam recebe-los. Então entra no meu site: www.dralialima.com.br/blog para vasculhar mais postagens. Qualquer dúvida, me envia um e-mail no: dralialima@dralialima.com.br ou pelo telefone (11-30512543 ou pelo WhatsUp 11-97607-9728) para consultas.  DEVENPORT, L. Time for a U-turn on levothyroxine? Overuse is rife, say docs. Medscape, 2016.

  1. Sobre a levotiroxina

Você sabia que a Levotiroxina, a medicação indicada para tratamento do hipotireoidismo e outras poucas indicações, é a terceira droga mais prescrita no Reino Unido.


Mas qual a relevância disso?

A relevância é que nos últimos anos houve um “boom” de prescrições de Levotiroxina. Por causa disso, nascem alguns questionamentos:


Porque será que houve esse aumento de prescrições?

Será que estão seguindo os protocolos corretos para indicarem a medicação?


Acreditamos que houve o acréscimo a importância da tireoide, como avaliação de rotina dos pacientes, com queixas ou sem queixas de sintomas, consequentes de doenças tireoidianas.


Assim, os médicos se depararam com um maior número de doentes da tireoide e ainda mais, os não doentes da tireoide que apresentavam alterações de exames, sem doença estabelecida. Esses últimos casos, são chamados de hipotireoidismo ou hipertireoidismo subclinico, em que as indicações das medicações são muito seletas. Provavelmente os prescritores podem estar prescrevendo em situações que não há indicações formais de uso.

Vale lembrar que é observado que em casos de hipotireoidismo subclinico (em que o TSH encontra-se elevado e o T4L normal) os níveis de TSH podem retornar a valores normais em 60% dos casos, portanto, sempre antes de iniciar tratamento, deve ser repetido e confirmado essa alteração.

O stress e doenças agudas aumentam TSH.


O uso de medicações deve ser vigiado sim, para sua segurança.


Procure sempre um especialista sobre o assunto para conduzir da forma mais correta e atual da sua doença.


DEVENPORT, L. Time for a U-turn on levothyroxine? Overuse is rife, say docs. Medscape, 2016.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!