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Maçã e seus benefícios- Com Dra. Lia Lima

Maçã e seus benefícios





Existe um ditado inglês famoso:

“Eat one apple a day and keep the doctor away”


Que seria traduzido em: se você ingerir uma maçã por dia, você ficará com tanta saúde, que não precisará de ir ao médico.


Se a maçã é a queridi


nha dos súditos da rainha e é o fruto proibido da Bíblia, não podemos ficar sem saber quais seus mistérios, não é mesmo?


O fato é que a maçã NUNCA SAIU DE MODA! Fora isso, existem outros aspéctos importantes sobre ela:

- Preço acessível

- Pouca sazonalidade, sempre tem oferta de maçã nos comércios

- Faz parte das frutas encontradas no hábito alimentar do brasileiro

- Sempre “está na moda”


Diante desses aspectos e pensando em escrever para vocês sobre ela, segue nosso plano de discussão sobre a querida MAÇÃ:

Quais seus benefícios? Quando identificar que uma maça está boa para consumo? Qual o melhor tipo de maçã? E que tal incrementar a maçã como alternativa para sobremesa?


Foi estudando sobre ela, a maçã, que me deparei com um artigo publicado, em 2016, na renomada revista Current, cuja referência encontra-se ao final dessa postagem, caso você tenha o interesse de lê-lo na integra, chamado:


“One apple plus a nut, a day, keeps de doctor away”.


Ou seja, ele defende que a manutenção do consumo de uma maçã ao dia ainda é uma afirmativa verídica, e que pode ser melhorada com o consumo de nozes.


A dieta do mediterrâneo e a dieta brasileira


Esse estudo avaliou os alimentos brasileiros, pois seguindo a teoria de que a dieta do mediterrâneo é uma dieta sabidamente protetora do coração e do desenvolvimento de doenças crônicas como: diabetes, infarto e câncer, somado ao fato da dieta brasileira ser bastante parecida com a do mediterrâneo, possivelmente, o nosso hábito alimentar seja, também, uma boa proposta de alimentação completa e saudável.


Sabendo que os benefícios da dieta do mediterrâneo são oriundos da ingesta de alimentos com propriedades anti-oxidantes como: frutas, nozes, azeites, frutos do mar e pequenas doses de vinho tinto.

Os cientistas seguiram avaliando o potencial antioxidante de cada alimento, presente na cozinha brasileira.


Ranking dos alimentos anti-oxidantes de origem brasileira


Em primeiro lugar ficaram as nozes, seguido da fruta do guaraná, café, chocolate amargo e a maçã.

Note que entre as frutas, a maçã só perdeu para a fruta do guaraná. A maçã ficou em 5º lugar, mas sabendo que o hábito de consumir o fruto do guaraná se dá em

uma região muito específica do Brasil, a maçã fica com a primeira indicação de fruta com poder antioxidante acessível!


Esse poder antioxidante, conferido por alguns alimentos, causa a proteção do DNA, o nosso código genético, de lesão. Eles atuam otimizando as mensagens que nosso código genético pode enviar.


"Ficou claro que, se puder escolher uma fruta, escolha a maçã? "

"Se sim, Ótimo!"


Outros benefícios da maça:

- Oferece baixa caloria

- Rico em vitaminas e fibras

- Poder antioxidante

- Não estraga se armazenado fora da refrigeração

- Fácil de carregar para o trabalho e fácil de consumir

- Não deixa odores após seu consumo

- Pode ser usada em sobremesas, saladas e lanches


Consumir com a casca ou sem a casca?

O benefício da maçã será melhor adquirido se o consumo for da fruta for crua e com a casca, porém, foi observado que mesmo sem a casca, pode-se obter bons resultados também.

Comer cru ou cozinhado?

Uma vez aquecida a fruta, ou qualquer alimento, alguns nutrientes, neles presentes, modificam sua estrutura, então, após o cozimento, certamente haverá menos nutrientes.

Como identificar no mercado, feira ou hortifrútis, se a maçã está boa?

Se seu interesse é cozinhar a maçã, opte por maçãs mais maduras e se for consumi-las cruas, opte por maçãs menos maduras.

Maçãs pouco maduras, quando cozidas, podem apresentar o saber azedo ou rançoso, o que já não ocorre com as maduras.

As maçãs mais maduras têm a cor mais amarelada e a menos são mais avermelhadas ou esverdeadas.

O importante é apertar a fruta e avaliar se há áreas mais moles na sua estrutura, ou pontos escurecidos. Se presentes, essas maçãs devem ser evitadas.


E se você comprou uma maçã aparentemente de aspecto saudável e ao dar uma mordida, você notou que foi sorteado com uma maçã estragada, por dentro? Será que foi culpa da bruxa da branca de neve?


Não, foi culpa do processo de putrefação fungicida mesmo. Os fungos conseguem entrar na maçã, quando essa fruta absorve a água da natureza. A água pode estar contaminada com fungos e chegar até o interior da maça. Acontece que, dentro da maçã, existem espaços vazios, ao redor de suas sementes, que tem oxigênio e permite a sobrevivência dos fungos. Lá eles se instalam e se desenvolvem, de forma que não atacam a casca. Mesmo que você armazene a maçã em ambiente refrigerado, de nada vai adiantar e isso não vai influenciar nas maçãs vizinhas, foi apenas um azar.


Atenção: Dicas importantes

- Lave sempre suas maçãs antes de consumi-las, para retirar todos os químicos, possivelmente, previamente borrifados sobre elas, como: inseticidas, pesticidas e outros.

- Armazene em ambientes refrigerados.

- Prefira consumir cru e com casca.

- Crie o hábito de incluir a maçã na sua rotina alimentar.


Tipos de maçãs:

São várias as linhagens de maçã, porém, sendo tudo maçã, todas possuem os mesmos princípios ativos para saúde, não se preocupe!

Escolha a maçã que te apetece.

Entre os tipos de maçãs temos: Ambrosia e Gala (Canadense), Arkansas e Cameo (Americana), Baeburn (Australiana), Calville (Francesa), Fugi (Japonesa), Argentina (América do Sul).


No Brasil, as mais famosas são: a argentina e a gala. Sendo a maçã argentina a de maior tamanho, cor mais avermelhada, casca mais grossa e sabor ameno. A maçã gala é de menor tamanho, cor avermelhada com raias de amarelo e verde, sabor mais doce e é uma das melhores maçãs para comer crua e em saladas.


Receita de sobremesa de maçã:

Ingredientes:

4-6 maçãs gala

Gelatina em pó

A seu critério: berrys, amoras e morangos


Modo de preparo:

Preparar a gelatina: ferver 500ml de água e então dissolver o pó da gelatina, com fogo desligado. Em seguida, durante a dissolução, ir acrescentando 500ml de água fria.

Em uma panela de pressão, coloque as maçãs cortadas, sem casca e sem sementes e em pedaços, acrescente a gelatina, canela em pau e ainda, se for do seu gosto, frutas vermelhas como berry, amora e morangos.

Após a panela pegar pressão, deixar cozinhando por 5 minutos. Então retirar da panela após de despressurização e quando esfriar, deixar gelando em geladeira.

Servir frio.


Pode tentar fazer, pois fica uma delícia, você não vai se arrepender!





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FERRARI; et al. an apple plus a nut a day keeps the doctor away. Current pharmaceutical Desing, 2016, vol. 22, No. 2, P. 186-191.

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Dra Lia Lima

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