Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Hormônios a flor da pele: Acne, excesso de pelos e estrias avermelhadas- Com Dra. Lia Lima


SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS

A Síndrome do Ovário Policístico é uma doenças que acomete o sistema endócrino, metabólico e reprodutor da mulher.

Ela surge de uma mudança dramática, contínua, anormal no equilíbrio hormonal de uma mulher. Esse desequilíbrio hormonal causa uma cascata de efeitos negativos, como o crescimento de cistos dolorosos nos ovários, períodos difíceis, problemas para engravidar, diabetes, doenças cardíacas e outros problemas de saúde.

A síndrome do ovário policístico (SOP) é ​​uma desordem hormonal que afeta 1 em cada 15 mulheres, essas estatísticas são para todo o globo.

Pode causar problemas de saúde complicados e às vezes graves, e também apresentar alguns problemas de pele frustrante e preocupações de crescimento de cabelo, incluindo acne, crescimento de pelos indesejados, calvície e escurecimento da pele. Estas são apenas algumas das lutas preocupantes e emocionais enfrentadas pelas mulheres com SOP, que no final, acumulam-se com redução da qualidade de vida e até aumento da morbidade.


Tentar descobrir como tratar todos estes problemas de pele e cabelo pode ser enlouquecedor. Mas não desista - existem passos que você pode fazer para aproximar as coisas do normal!


O que está acontecendo comigo?

SOP surge de uma mudança dramática, contínua, anormal no equilíbrio hormonal de uma mulher. Esta mudança faz com que os hormônios masculinos, que cada mulher tem, aumente além das quantidades normais, esmagando o principal hormônio feminino (estrogênio).

Como faço para saber se tenho SOP?

Há uma variedade de sintomas associados ao SOP. Se você sofre de qualquer um dos sintomas abaixo, por favor, alerte seu médico para que os testes possam ser realizados para confirmar (ou descartar) SOP:

  • Períodos sem menstruar;

  • Períodos dolorosos;

  • Seios cada vez menores;

  • Tom de voz aprofunda;

  • Aumento do cabelo facial e corporal;

  • A pele das axilas fica visivelmente escura;

  • O escurecimento da pele nas dobras da pele (por exemplo, sob a mama);

  • Diluição do cabelo;

  • Acne;

  • A pele fica mais espessa e desenvolve uma textura mais áspera.


Consulte o seu médico e discuta os sintomas de forma aberta e honesta. Existem medicamentos disponíveis para tratar as flutuações hormonais anormais, bem como para tratar algumas das outras consequências da SOP, e eles podem fazer um mundo de diferença em sua saúde e conforto. Eles também podem ajudar significativamente a questão da aparência relacionado com o problema da Síndrome do Ovário Policístico.

No entanto, quando se trata de cuidados com a pele e problemas de cabelo associados com SOP (acne, escurecimento da pele, crescimento de pelos indesejados ou queda de cabelo), os tratamentos são os mesmos se SOP é a causa ou não.

Para acne, existem soluções de farmácia que podem mostrar uma melhoria e o uso regular pode manter e melhorar os resultados iniciais.

Para o crescimento indesejável do cabelo e calvície, bem como para o escurecimento da pele, os produtos e tratamentos disponíveis podem produzir resultados impressionantes, mas porque eles levam mais tempo para trabalhar você deve permanecer diligente e paciente.


Como lidar com problemas de pele e cabelo causados por SOP

Acne e pele oleosa: Acne e pele oleosa são principalmente o resultado de distúrbios hormonais causados ​​por andrógenos (hormônios masculinos). Porque as mulheres com SOP têm um desequilíbrio hormonal que causa uma superprodução dos hormônios masculinos, não é surpreendente que acne e pele oleosa são sintomas típicos.


Crescimento de cabelo indesejado: Assim como acne e pele oleosa, crescimento de pelos indesejados é causada por um excesso de hormônios masculinos. Os mesmos hormônios são responsáveis ​​pela perda de cabelo, razão pela qual aqueles com SOP podem ter dificuldade com a diminuição de cabelo também. Mulheres com pelos indesejados no rosto ou corpo estão bem cientes disso, envergonhadas e frustradas em tentar se livrar deles. Barbear, encerar, depilar são opções, mas cada um tem suas limitações e cada um exige esforços contínuos.


A maneira menos invasiva e bem-sucedida, de parar o crescimento indesejável do cabelo, é a remoção dos pelos com laser. Embora a depilação a laser seja cara, é, sem dúvida, o método mais eficaz para parar o crescimento do cabelo indesejado.


Perda de cabelo: Referido como calvície de padrão masculino, pode ser tratado com sucesso com medicações contendo Minoxidil.


Escurecimento da pele: As manchas na pele que ocorrem devido a SOP são únicas e são chamadas acantosis nigricans. Elas aparecem com tom escuro e são mais frequentes na nuca, axilas, coxas internas ou sob seus seios. Embora estas manchas não estejam relacionadas com danos causados ​​pelo sol, o tratamento é o mesmo: esfoliação diária, protetor solar e uso de medicações tópicas. Para casos mais difíceis, você pode precisar de uma prescrição que contenha associações de medicações e um dermatologista, junto ao endocrinologista, são determinantes no tratamento da doença.


Atenção: golpes de crescimento de cabelo abundam na Internet, em salões e em spas.


Muitas empresas também fazem afirmações chocantemente falsas sobre o que seus produtos podem fazer. Você vai acabar desperdiçando um monte de dinheiro se você não sabe quais são os motivos para esses sintomas, por isso é necessário passar com um médico antes de tomar qualquer atitude de autocuidado.


O que vem após o diagnóstico e tratamento dessa doença?

A vigilância e acompanhamento médico são essenciais, visto que 75-85%, dessas mulheres, possuem distúrbios metabólicos e elevado risco de desenvolver diabetes mellitus.



E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

PCOS is a livelong disorder: Be vigilant. Medscape. May 04, 2017.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle