Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

O trigo moderno, entenda porque ele causa consequências desastrosas.- Com Dra. Lia Lima


O trigo da atualidade



O trigo é, sem dúvida, um sucesso financeiro!


Ela está em praticamente todas as refeições e nem notamos.


Como imaginar um dia, após décadas de rotina, um café da manhã sem pão? Um ovo mexido sem uma torrada? Um sanduíche sem pão para hambúrguer? Um patê sem cracks? Uma sopa sem croutons? A pizza do domingo? O bolo de aniversário?


O trigo é o segundo cereal mais vendido no mundo, perdendo apenas para o milho!


Agora reflitam, vocês acham que a indústria alimentar não iria se aproveitar disso? Não se engane, ela já o fez há tempos... e foi aí que o problema começou. O trigo primitivo não causava as consequências que o trigo atual causa. O homem, através da nutrigenética, alterou o DNA do trigo para que ele reproduza rapidamente, e possa aumentar os lucros com a produção e venda e não faltar o alimento no mercado, e depois alterou de novo o sabor do alimento, para dar aquele gostinho de “quero mais”.


E é aí que entra a amilopectina A e a proteína do glúten alterada, gerando o trigo atual. O trigo primitivo, tem sabor mais forte e não causam as alterações, dentro do corpo humano, de forma tão ferozes.

Conheça a amilopectina A

A amilopectina A constitui 80% do trigo atual e é um tipo de carboidrato simples. Os carboidratos ditos simples são aqueles de tamanho pequenos e de grande facilidade de “quebrar” e transformar em glicose. A glicose é a fonte de energia utilizada pelo ser humano.


O quanto um carboidrato é capaz de aumentar a glicose no sangue é caracterizado em índice glicêmico. Comparando a mesma quantidade de sacarose e a amilopectina A do trigo, observa-se que o cereal, consegue aumentar mais a glicose do sangue que o próprio açúcar utilizado para adoçar alimentos! Porque o índice glicêmico do trigo é maior que do que a sacarose. Se aumenta a glicose, em seguida, na mesma proporção, nosso pâncreas, para controlar a glicose, libera insulina. Portanto, quanto maior o índice glicêmico, maior a secreção de insulina.


Sabiam dessa?


Se a insulina é quem distribui a glicose no corpo e nas células, o que fazer com tanta glicose na corrente sanguínea? Simples, se tem demais, o excesso vai ser guardado no tecido adiposo, fígado e músculos.


Resumindo, malefícios da amilopectina A:

- Alto índice glicêmico;

- Promove maior liberação de insulina que o açúcar de cozinha;

- É o grande vilão do trigo;

- Aumenta gordura abdominal;

- É um carboidrato;

- É quem dá o sabor de “quero mais”;

- Promove comportamento de vício:


Consumo de trigo -> alta insulina -> transforma fácil em glicose e distribui no corpo -> insaciedade -> quero mais -> consumo de trigo

Pior que isso, pode ficar? Sim! Conheça o papel do glúten nessa história!


O glúten é a proteína mais presente nos cereais, de bom, ele apenas causa a liga dos alimentos. Sem ele, a pizza e o pão esfarelaram-se, isso já faria uma grande diferença..


Malefícios do glúten:

- Acredita-se que essa proteína também está geneticamente alterada.

- O glúten no intestino influencia na flora intestinal a reduzir a produção de serotonina e desequilibrar o humor.

- Essa proteína é a responsável pela doença celíaca, desencadeada pela inflamação gerada pela substancia e que a maioria das pessoas, podem ter doença celíaca bem leve.


obs: A doença celíaca ocorre quando a inflamação é tão potente, causada pelo glúten, que a resposta imunológica do indivíduo é ativada contra o próprio intestino, a fim de expulsar o glúten lá presente.

Adeus ao trigo: por onde começar?

Realmente parece impossível né? Mas você pode começar reduzindo. Comemos tanto trigo e ele está presente em praticamente todos os alimentos das prateleiras dos supermercados que já iniciando a redução você está melhorando sua vida! A ausência total de glúten só é totalmente indicada para os celíacos, e pessoas que não sofrem dessa doença podem evitar o máximo, sem comprar uma briga sem fim..


Comece sempre se perguntando se aquele alimento foi processado, se sim, tem trigo! Geralmente é assim. Mas se o alimento é direto da natureza, não haverá trigo e você pode consumi-lo.


Porque você não começa tentando? Porque não hoje e não agora? Rapidamente você verá os resultados como:

- Maior disposição

- Emagrecimento e perda de barriga

- Melhora do humor

- Melhor funcionamento intestinal

- Melhora da glicose no sangue


CUIDADO! Mas bem atenção agora:


Posso trocar o pão pelo pão integral? Nãaaaoooooo!!! Pão é pão e a farinha continua lá, para virar integral, basta adicionar mais grãos e aí o que ocorre?

- Maior o índice glicêmico

- Maior a caloria que aquele alimento apresenta

- Maior porcentagem de glúten contido

- Nenhum benefício adicional.


Por hoje é isso,

beijos

Dra Lia Lima


Se quiser ler mais um pouquinho:


Leia também sobre os conceitos de carboidratos



Dra. Lia Lima

E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Fotos: internet

Referencia: DAVIS, W. Barriga de trigo: livre-se do trigo, livre-se dos quilos a mais e descubra seu caminho de volta para a saúde. 1ª edição. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2014. 223 p.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle