Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Exame de Sangue para o Colesterol: Mudou.- Com Dra. Lia Lima


O excesso de gorduras ou lipídeos na corrente sanguínea, é conhecido na medicina cientifica de dislipidemia.


Portanto, a dislipidemia é o nome que se dá para pessoa que sofre aumento nas taxas de colesterol total, ou aumento do colesterol ruim (o LDL) ou redução do colesterol bom (o HDL) ou até o aumento de uma gordura que não são colesteróis, os triglicerídeos.


É importante rastrear a dislipidemia através de exames, a partir dos 20 anos em todas as pessoas e diagnosticada precocemente, pois ela é bastante perigosa. Ela é uma doença silenciosa assim com a diabetes, hipertensão e obesidade, e como o indivíduo não se queixa de sintomas, quando finalmente o apresenta, as consequências podem ser desastrosas.

Os excessos de “gordura no sangue”, assim como as doenças silenciosas descritas acima, estão relacionados com aumento da chance de desenvolver doenças nos vasos e coração, as doenças cardiovasculares. As principais doenças cardiovasculares são o infarto do miocárdio e o acidente vascular cerebral (AVC), mas também a trombose e outros são consideradas as principais causas de morte nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.


Geralmente, para culminar nesses eventos catastróficos, a formação da placa ateromatosa é a base inicial dessa história.




O nome da placa já nos dá a entender que é algo que gruda.

Sim, imagine uma ferida no corpo. Até ela cicatrizar, as feridas não costumam liberar um liquido grudento que juntam sujeiras e grudam na roupa? Gruda até no band-aid!


Pois é bem isso que ocorre no interior dos vasos!


Os vasos ficam “machucados” pela inflamação derivada das doenças como hipertensão, diabetes, obesidade e até uma alimentação não saudável pode culminar em inflamação na corrente sanguínea. Essa inflamação, com o passar dos anos, inflama o interior dos vasos, que começa a liberar uma secreção grudenta. Se por acaso, no meio dessa história, o indivíduo apresentar gordura em excesso na corrente sanguínea, advinha onde essa gordura vai parar?


Certamente ela vai grudar com grande facilidade nas “feridas” dos vasos. E assim a placa começa sua formação que só aumenta de tamanho. A placa pode ficar tão grande, que impede a passagem de sangue necessária ou até bloquear a passagem de sangue. Quando ocorre o impedimento, a consequência é a isquemia, onde falta a quantidade mínima de oferta de nutrientes e elementos para vida da célula, causando um dano celular.


Quando ocorre o bloqueio, a lesão é mais grave, pois o sangue não chega de jeito nenhuma a uma determinada área celular e imediatamente antes do bloqueio há o rompimento do vaso com extravasamento do sangue.


Estamos falando então do risco de morte, não é mesmo?

Mas você sabia que, para os países desenvolvidos ou em desenvolvimento, uma morte abaixo de 75 anos é considerada uma morte prematura? Sim! A expectativa de vida só aumenta no brasil, e sim, devemos nos espantar quando uma pessoa morre antes dos 75 anos, pois sua chance de atingir idades maiores, é grande.


Se você checou seus exames “de sangue” e interpretou que eles estão com os valores de referência para normalidade, cuidado!


Pois aqueles valores descritos são de referência para idade adulta e sem nenhuma doença associada! Pessoas com diabetes, ou com algum evento cardiovascular registrado, ou ainda em crianças, as metas são bem mais rigorosas, portanto, desconfie se seu “colesterol” está normal!

Agora não precisa estar em jejum para colher o exame de colesterol.

O jejum era exigido para a realização de diversos exames porque a ingestão de alimentos poderia alterar os níveis de substâncias que o exame pretende avaliar. Tem certa lógica, pois ao comermos, a quantidade de açúcar (glicose) e de gordura (lipídios) pode se alterar momentaneamente, por exemplo.


No entanto, Estudos recentes indicam que a concentração de gordura no sangue (perfil lipídico) varia pouco entre quem está e não está de jejum.


Dessa forma, a ingestão de alimentos não influencia a avaliação do nível de colesterol e triglicérides que podem provocar um infarto ou um acidente vascular cerebral no futuro.

A partir disso, as sociedades brasileiras de Cardiologia, de Endocrinologia e de Patologia Clínica, entre outras, decidiram mudar a orientação sobre os exames de sangue.


Espero ter ajudado com a informação,

beijos

Dra Lia Lima

E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Dra. Lia Lima Site: www.dralialima.com.br

Face: Dra Lia Lima

Insta: Dralialima

fonte:

PIEPOLI, M, et al. European guidelines on cardiovascular disease prevention in clinical practice: the six joint task force on the european Society of cardiology and other societies on cardiovascular disease prevention in clinical practice (constituted by representatives of 10 societies and by invited experts ) developed with th especial contribution of the european association for cardiovascular prevention aand relalbititation. Eur heart j. v 37; N.29; p. 2315-81. 2016.

CATAPANO, A.L. et al. ESC/EAS guidelines for the menagement of dyslipidemias. Eur heart j.vol. 37; n. 39; p. 2999-3058. 2016.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle