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Diabetes e Ansiedade estão Ligados a Alterações no Sono- Com Dra. Lia Lima


Depressão

Sentir-se depressivo de vez em quando é normal. Mas algumas pessoas sentem uma tristeza que simplesmente não desaparece. A vida parece desesperada. Sentindo-se assim, a maior parte do dia durante duas semanas ou mais é um sinal de depressão séria.


Diabetes causa depressão?

A maioria das pessoas com diabetes não tem depressão. Mas os estudos mostram que as pessoas com diabetes apresentam maior risco de depressão do que as pessoas sem diabetes. Não há respostas fáceis sobre porque isso é verdade.


O stress do gerenciamento diário de diabetes pode ser uma causa. Você pode se sentir sozinho ou separado de seus amigos e familiares por causa de todo esse trabalho extra.

Se você enfrentar complicações de diabetes, como danos nos nervos, ou se você está tendo problemas para manter seus níveis de açúcar no sangue, você pode sentir que está perdendo o controle de sua vida fazendo você se sentir frustrado e triste.


Assim como a negação, a depressão pode levá-lo a um círculo vicioso. Pode bloquear o autocuidado do diabetes. Se você está deprimido e não tem energia, é provável que você veja tarefas como o teste regular de açúcar no sangue demais. Se você se sentir tão ansioso que não consegue pensar, será difícil continuar com uma boa dieta. Você pode não sentir vontade de comer. Claro, isso afetará os níveis de açúcar no sangue.


Detecção de Depressão

Detecção de depressão é o primeiro passo. Obter ajuda é o segundo. Se você se sente muito triste, verifique se esses sintomas:

Perda de prazer - Você não se interessa em fazer coisas que você costumava aproveitar.

Mudança nos padrões de sono - Você tem dificuldade em dormir, você acorda frequentemente durante a noite ou quer dormir mais do que o habitual, inclusive durante o dia.

Mudança de apetite - Você come mais ou menos do que costumava, resultando em um aumento rápido de peso ou perda de peso.

Problema de concentração - Você não pode assistir a um programa de TV ou ler um artigo porque outros pensamentos ou sentimentos se abrem.

Perda de energia - Você se sente cansado o tempo todo.


Ansiedade - Você sempre se sente tão ansioso que você não consegue ficar quieto.

Culpa - Você sente que você "nunca faz nada certo" e se preocupa com o fato de você ser um fardo para os outros.


Tristeza matinal - Você se sente pior pela manhã do que no resto do dia.

Pensamentos suicidas - Você sente que quer morrer ou está pensando em maneiras de se machucar.


Se você tiver três ou mais desses sintomas, ou se você tiver apenas um ou dois, mas está sentindo mal por duas semanas ou mais, é hora de pedir ajuda.


Conseguindo ajuda

Se você está sentindo sintomas de depressão, não os guarde para si mesmo. Primeiro, converse com seu médico. Pode haver uma causa física para sua depressão.


O mau controle da diabetes pode causar sintomas que parecem depressão. Durante o dia, açúcar no sangue alto ou baixo pode fazer você se sentir cansado ou ansioso. Baixos níveis de açúcar no sangue também podem levar à fome e comer demais. Se você tiver baixo nível de açúcar no sangue à noite, isso pode incomodar seu sono. Se você tem alto nível de açúcar no sangue à noite, você pode se levantar frequentemente para urinar e depois sentir-se cansado durante o dia.


Outras causas físicas da depressão podem incluir o seguinte:

Não pare de tomar um medicamento sem informar o seu médico. O seu médico poderá ajudá-lo a descobrir se um problema físico está na raiz de seus sentimentos tristes.


Tratamento de saúde mental

Se você e seu médico descartarem causas físicas, seu médico provavelmente irá encaminhá-lo para um especialista. Você pode conversar com um psiquiatra, psicólogo, enfermeira psiquiátrica. Na verdade, seu médico pode já trabalhar com profissionais de saúde mental em uma equipe de tratamento de diabetes.

Todos esses profissionais de saúde mental podem orientá-lo através das águas ásperas da depressão. Em geral, existem dois tipos de tratamento:

  • Psicoterapia

  • Medicação antidepressiva


Distúrbios do sono

Mais de 40 milhões de americanos sofrem de transtornos de sono crônicos e duradouros, e outros 20 milhões relatam problemas de sono ocasionalmente, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde.


O estresse e a ansiedade podem causar problemas de sono ou piorar os problemas existentes. E ter um transtorno de ansiedade exacerba o problema.

Os distúrbios do sono são caracterizados por padrões de sono anormais que interferem com o funcionamento físico, mental e emocional. O estresse ou a ansiedade podem causar uma noite sem dormir, assim como uma variedade de outros problemas.


Transtorno de ansiedade ou transtorno do sono: o que vem primeiro?

Qualquer um. A ansiedade provoca problemas de sono, e uma nova pesquisa sugere que a privação do sono pode causar um transtorno de ansiedade.

A pesquisa também mostra que alguma forma de interrupção do sono está presente em quase todos os distúrbios psiquiátricos. Estudos também mostram que as pessoas com insônia crônica correm alto risco de desenvolver um transtorno de ansiedade.


Riscos de saúde

Os riscos do sono inadequado prolongam-se muito além do cansaço. A insônia pode levar ao mau desempenho no trabalho ou na escola, maior risco de lesões e problemas de saúde.

Além de distúrbios de ansiedade e humor, aqueles com distúrbios do sono são risco de doença cardíaca, insuficiência cardíaca, batimentos cardíacos irregulares, ataque cardíaco, pressão arterial alta, acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.


Tratamento

Se você suspeita de ter um distúrbio do sono, visite um médico, um profissional de saúde mental ou uma clínica de distúrbios do sono. As opções de tratamento incluem terapia do sono e terapia cognitivo-comportamental, que ensina como identificar e modificar comportamentos que perpetuam problemas de sono.

As opções de tratamento para um transtorno de ansiedade também incluem terapia cognitivo-comportamental, bem como técnicas de relaxamento e medicação.


Para reduzir ansiedade e estresse:

  • Meditar. Concentre-se em sua respiração - respire e afague lentamente e profundamente - e visualize um ambiente sereno, como uma praia deserta ou uma colina gramada.

  • Exercício. Exercício regular é bom para sua saúde física e mental. Ele fornece uma saída para frustrações e libera endorfinas que melhoram o humor. A ioga pode ser particularmente eficaz na redução da ansiedade e do estresse.

  • Priorize sua lista de tarefas. Gaste seu tempo e energia nas tarefas que são verdadeiramente importantes e quebre projetos amplos em tarefas mais pequenas e mais facilmente gerenciadas. Delegue quando puder.

  • Tocar música. A música suave e calmante pode diminuir a pressão sanguínea e relaxar a mente e o corpo.

  • Tenha uma quantidade adequada de sono. Dormir recarrega seu cérebro e melhora seu foco, concentração e humor.

  • Fale com alguém. Deixe amigos e familiares saberem como eles podem ajudar, e considere consultar um médico ou terapeuta.


Para dormir mais profundamente:

  • Faça da boa noite de sono uma prioridade. Bloquear sete a nove horas para uma noite completa de sono ininterrupto e tentar acordar ao mesmo tempo todos os dias, incluindo fins de semana.

  • Estabeleça uma rotina regular e relaxante para dormir. Evite estimulantes como café, chocolate e nicotina antes de ir dormir e nunca assista TV, use o computador ou pague contas antes de ir para a cama. Leia um livro, ouça música suave ou medite em vez disso.

  • Certifique-se de que seu quarto é legal, escuro e silencioso. Considere usar um ventilador para acabar com o excesso de ruído e certifique-se de que seu colchão e travesseiros estejam confortáveis.

  • Use seu quarto como um quarto - não para assistir TV ou fazer trabalho - e entrar na cama somente quando estiver cansado. Se você não adormecer dentro de 15 minutos, vá para outro quarto e faça algo relaxante.

  • O exercício regular irá ajudá-lo a dormir melhor, mas limitar seus exercícios às manhãs e às tardes.

  • Evite olhar para o relógio. Isso pode torná-lo ansioso no meio da noite. Desligue o seu relógio.

Converse com seu médico se você ainda tiver problemas para adormecer. Você pode precisar de um remédio para prescrição ou ervas.


A Conexão Sono-Diabetes

Sempre que seu açúcar no sangue está alto, seus rins tentam se livrar dele urinando. Então você provavelmente está se levantando e vai ao banheiro durante toda a noite - e não está dormindo bem.


O alto nível de açúcar no sangue é uma bandeira vermelha para problemas de sono entre pessoas com diabetes por outro motivo. As pessoas que estão cansadas comerão mais porque querem obter energia de algum lugar. Isso pode significar consumir açúcar ou outros alimentos que podem aumentar os níveis de açúcar no sangue.


A reação do corpo à perda de sono pode parecer com a resistência à insulina, um precursor da diabetes. O trabalho da insulina é ajudar o corpo a usar glicose para obter energia. Na resistência à insulina, as células não conseguem usar o hormônio de forma eficiente, resultando em alto nível de açúcar no sangue.


O vínculo entre falta de sono e peso

Alguns estudos mostram que as pessoas que diminuem o sono tendem a ter mais peso do que aquelas que dormem bem. O excesso de peso ou obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.


Existe também uma ligação entre diabetes e apneia do sono, um distúrbio do sono marcado por ronco alto e pausa na respiração enquanto dorme. O culpado pode ser excesso de peso, o que pode causar depósitos de gordura em torno da via aérea superior que obstruem a respiração. Portanto, ser excesso de peso ou obesidade é um fator de risco para a apneia do sono, bem como diabetes.


Existem muitos tratamentos eficazes para a apneia do sono. Estas incluem mudanças de estilo de vida, como perda de peso para casos leves e dispositivos para abrir as vias aéreas bloqueadas para casos mais significativos.


O sono é tão importante quanto o que você come

Em geral, as pessoas com diabetes têm que ter muito cuidado com o sono porque qualquer coisa que o tire de sua rotina pode fazê-los sentir falta de energia e fadiga. Quanto mais cansados ​​eles sentem, mais seu motor está funcionando e, quanto mais provável, eles estão desenvolvendo deficiências de insulina.

"O sono adequado é tão importante quanto a dieta para pessoas com diabetes", diz ela.


Determinando o tempo de sono que você precisa

"Não há fórmula para a quantidade de sono que você precisa, “depende de você." Em média, precisamos 7,5 horas por noite, mas seu requisito de sono é geneticamente determinado e varia. Pode ser cerca de quatro horas na extremidade curta para 10 ou 11 na extremidade longa".


Quer saber se você está privado de sono? A resposta é simples: Se você usa um despertador, você está. Se você estivesse tendo um sono adequado, seu cérebro o despertaria antes que o alarme toque.


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Referências

https://www.adaa.org/understanding-anxiety/related-illnesses/sleep-disorders

http://www.diabetes.org/living-with-diabetes/complications/mental-health/depression.html?referrer=https://www.google.com.br/

http://www.webmd.com/sleep-disorders/features/diabetes-lack-of-sleep#1


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