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8 Passos Para Uma Alimentação Saudável- Com Dra. Lia Lima


DIANTE DE TANTA DIETA, E VOCÊ SÓ QUER UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL?


Se você é daqueles que não gosta de seguir regras das dietas, mas quer ter hábitos alimentares saudáveis, como fazer?


Em geral as dietas propõem: regras, restrições, receitas, métodos, estudos científicos... E se você cansou disso tudo?!


Para comer saudável não precisa ser complicado..


O mundo globalizado de hoje já contribui bastante, auxiliando difundir informações.


Sendo esse blog, mais um veículo de informação, seguem alguns passos, para você que só quer ter a certeza que está seguindo o caminho correto.


Algumas dicas abaixo podem parecer óbvias para uns, porém, podem fazer a diferença na vida de outros. Afinal, vivemos em um mundo de diferentes tipos de pessoas, e devemos respeitar os diferentes gostos e hábitos da nossa comunidade miscigenada. Desde 1985, a população mundial come mais de 300kcal ao dia, e a maioria delas não entendem porque, segundo a AHA (American Heart Association).


Então vamos lá!

  1. MANTENHA-SE NA VELHA E BOA REGRA: ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL TEM UM PRATO COLORIDO

É sempre bom observar se o que você come não se mantem na mesmice. A informação de que os pratos precisam de cores é simplesmente para alertar que é importante alternar as fontes de alimentos que se costuma comer, para poder garantir oferta de grande variação de nutrientes.


Não esqueça que o prato não deve ser só colorido...


Pois isso...



é diferente disso...



Ele deve ser MODERADO e SELECIONADO. Prefira diferentes fontes de alimentos que são sabidamente saudáveis, não industrializados, de fonte imediata da natureza.

Qual a quantidade? Se for hortaliças, metade do seu prato garantidamente pode ser deles, mas se for frutas, procure ter cuidado, pois elas podem engordar.

Alimentos de origem da natureza: garante saciedade, nutrientes e oferecem baixa calorias.


2. REDUZA DRASTICAMENTE OS PROCESSADOS


No último artigo do JAMA 2017, avaliou os hábitos alimentares de cerca de 20.000 pessoas (entre 2002 a 2017) e correlacionou com as estatísticas da população mundial.


Com isso, foi observado que 7,4% das mortes cardiovasculares (infarto e derrame) e decorrente do DM (diabetes mellitus) estão associadas ao uso de bebidas adoçadas. Isso inclui refrigerante e bebidas de caixinha! Isso inclui os açucarados: os doces, os biscoitos, os bolos..


3.CARNES VERMELHAS ESTÃO ENTRANDO NA JOGADA, MODERE


No mesmo artigo, foi observado que 8,2% dessas mortes, estavam associadas ao consumo regular de carnes vermelhas (2 vezes ao dia).


Como fazer então?


Se você é carnívoro e não quer abrir mão de comer carne vermelhar, ou se você não é adepto a nada que seja de restrição radical..


Primeiro: reduza a carne vermelha para 1x ao dia


Segundo: aumente a oferta de peixes.


As proteínas animais: Infelizmente o frango também está berlinda, por estarem intoxicados de hormônios.. logo mais nossos peixes também estarão, por estarem recebendo ração alterada e toxica, nos viveiros de reprodução. O leite é outro, e será motivo de próximos posts.


Para quem já cessou o consumo de proteína animal, uma boa é que existem várias opções de reposição proteica de origem vegetal! Os veganos podem falar por mim!


4.CONSUMA GORDURAS BOAS


As gorduras boas são as insaturadas, que podem ser de origem vegetal ou animal: azeite de oliva, óleo de coco, abacate, sementes de oleaginosas, gordura da banha, gordura do leite, entre outros..


Único que pode ser consumido com menor privação é o azeite de oliva, os demais, não exagere, ou você também vai cair na cilada, que muitos caem de que essas gorduras não engordam. Aqui é um artigo sobre alimentos saudáveis e não como emagrecer, são coisas diferentes. Você pode comer saudável e comer muito.. um hábito relativamente comum de se ver.


Essas gorduras são ricas em ômega -3 e esse nutriente estava em deficiência em 7,8% da população do estudo embasado desse artigo.


5.NÃO ESQUEÇA DE REDUZIR O SAL


Primeiro de tudo, reduza o sal, só reduza! O brasileiro tem o habito de consumir cerca de 5X mais a quantidade de sal necessária ao dia. Quanto ao tipo de sal, não se preocupe se você gosta do seu salzinho de cozinha, fique em paz e use-lo. Se você quer conhecer mais sobre o sal, veja a postagem sobre ele, aqui no blog.



6. LEMBRE DE ALIMENTAR SUA FLORA INTESTINAL


Consuma alimentos fermentados, e se não for possível, consuma probióticos, pois esse habito garante a maior oferta de microorganismos que fazem bem a saúde. Para alimentá-los, consuma alimentos ricos em fibra e/ou fonte de amido resistente, que também alimentam a flora.


Com uma flora saudável é cientificamente provado que o indivíduo apresenta mais imunidade, melhor humor e menor peso. Há estudioso desse ramo, associando a prevenção de câncer com a flora intestinal saudável. Cuide da sua!


7. A ANTIGA: BEBA ÁGUA!


Pessoas que bebem mais água, comem menos nos intervalos entre as refeições, aumentam o metabolismo, auxiliam nas reações químicas intracelulares para o bom funcionamento da maquinaria humana.


8.MODERAÇÃO PARA TUDO, E PONTO FINAL!


Por hoje é isso, leitores, espero que tenham gostado, pois fiz com carinho!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Bem e em Paz.


Dra Lia Lima

Boa Sorte, pois Saúde está em Primeiro Lugar!

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Referências:

http://jamanetwork.com/journals/jama/article-abstract/2608221

https://healthyforgood.heart.org/eat-smart/articles/suggested-servings-from-each-food-group

Portal da ANVISA: http://portal.anvisa.gov.br/resultado-de-busca?p_p_id=101&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_101_struts_action=%2Fasset_publisher%2Fview_content&_101_assetEntryId=417808&_101_type=content&_101_groupId=33916&_101_urlTitle=sal&inheritRedirect=true

Micha R, Peñalvo JL, Cudhea F, Imamura F, Rehm CD, Mozaffarian D. Association Between Dietary Factors and Mortality From Heart Disease, Stroke, and Type 2 Diabetes in the United States. JAMA. 2017

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