Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Alimentos Ligados a um Melhor Poder Mental- Com Dra. Lia Lima


Assim como não existe uma pílula mágica para evitar o declínio cognitivo, nenhum alimento único pode garantir um cérebro afiado à medida que envelhece. Os nutricionistas enfatizam que a estratégia mais importante é seguir um padrão alimentar saudável que inclui muitas frutas, vegetais legumes e grãos integrais. Tente obter proteínas de fontes de plantas e peixes e escolha gorduras saudáveis, como o azeite, em vez de gorduras saturadas.


Dito isto, certos alimentos neste esquema geral são particularmente ricos em componentes saudáveis ​​como ácidos graxos ômega-3, vitaminas B e antioxidantes, que são conhecidos por suportar a saúde do cérebro. Incorporar muitos desses alimentos em uma dieta saudável em uma base regular pode melhorar a saúde do seu cérebro, o que pode se traduzir em melhor função mental.


A pesquisa mostra que os melhores alimentos para o seu cérebro são os mesmos que protegem seu coração e vasos sanguíneos, incluindo o seguinte:


Vegetais de folhas verdes. Os vegetais frondosos, como a couve, o espinafre, as couves e os brócolis, são ricos em nutrientes saudáveis ​​para o cérebro, como vitamina K, luteína, folato e beta caroteno. A pesquisa sugere que esses alimentos à base de plantas podem ajudar a diminuir o declínio cognitivo lento.


Peixe gordo. Os peixes gordos são fontes abundantes de ácidos graxos ômega-3, gorduras insaturadas saudáveis ​​que têm sido associadas a menores níveis sanguíneos de beta-amilóide - a proteína que forma ataques prejudiciais no cérebro de pessoas com doença de Alzheimer. Tente comer peixe pelo menos duas vezes por semana, mas escolha variedades com baixo teor de mercúrio, como o salmão, o bacalhau, o atum leve enlatado e o abade. Se você não é um fã de peixe, pergunte ao seu médico sobre como tomar um suplemento de omega-3 ou escolha fontes de omega-3 terrestres, como sementes de linhaça, abacates e nozes.


Bagas. Os flavonóides, os pigmentos de plantas naturais que dão às bagas seus tons brilhantes, também ajudam a melhorar a memória, mostram pesquisas. Em um estudo de 2012 publicado na Annals of Neurology, pesquisadores do Brigham and Women's Hospital de Harvard descobriram que as mulheres que consumiam duas ou mais porções de morangos e mirtilos a cada semana atrasaram o declínio da memória em até dois anos e meio.


Chá e café. A cafeína no seu café da manhã pode oferecer mais do que apenas um impulso de concentração a curto prazo. Em um estudo de 2014 publicado no The Journal of Nutrition, os participantes com maior consumo de cafeína obtiveram melhores resultados nos testes de função mental. A cafeína também pode ajudar a solidificar novas memórias, de acordo com outras pesquisas. Os investigadores da Universidade Johns Hopkins pediram aos participantes que estudassem uma série de imagens e, em seguida, tomassem um placebo ou um comprimido de cafeína de 200 miligramas. Mais membros do grupo da cafeína foram capazes de identificar corretamente as imagens no dia seguinte.


Nozes. As nozes são excelentes fontes de proteína e gorduras saudáveis, pode melhorar a memória. Um estudo de 2015 da UCLA associou maior consumo de nozes para melhores resultados de testes cognitivos. As nozes tem alta concentração de um tipo de ácido graxo omega-3 chamado ácido alfa-linolênico (ALA), que ajuda a diminuir a pressão arterial e protege as artérias. Isso é bom tanto para o coração quanto para o cérebro.


Por hoje é isso, leitores, espero que tenham gostado, pois fiz com carinho!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Bem e em Paz.


Dra Lia Lima


E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle