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Chás para Ajudar no Sono- Com Dra. Lia Lima

Não quer ler? Então assiste essa postagem pelo vídeo abaixo:

VITALIDADE:

Se você desconhece qualquer relação da ciência com o sono, ainda assim, você não deve ter dúvidas de que o sono é um mecanismo essencial a vida.


CURIOSIDADE:

Há registo, no livro dos recordes, o Guinness book, que o máximo que uma pessoa já ficou sem dormir foi de 164 horas, mas esta é uma enorme exceção e possivelmente gerou sérios danos a saúde dessa pessoa.


SINTOMAS:

A observação da relação da privação do sono com riscos a saúde não é uma novidade, e se deu em meados de 1900, onde avaliação da duração do sono e sua privação foi relacionada com sintomas iniciais de diminuição de aprendizado, lentidão, podendo até gerar quadros mais graves de confusão mental, irracionalidade, delírios e exaustão.


Desde então, a ciência do sono cada vez mais se desenvolve, a fim de entender melhor esse mecanismo e melhorar a qualidade do sono, através de variadas formas, incluindo tratamentos com medicações, caso seja necessário.


A apneia do sono, por exemplo, é uma doença que envolve o sistema respiratório e sono, e que se presente, associa-se com aumento da mortalidade. No entanto a apneia do sono pode apresentar a insonia ou não, e até o momento, não há total relação entre as duas condições.



COMPROMISSO:

Quem sofre da má qualidade do sono, sabe melhor do que qualquer artigo cientifico, das suas consequências, e faria de tudo a fim de obter um sono reparador. Dessa forma, diante de uma medicina atual, que preza o equilíbrio de todos os sistemas do corpo, e indica uma alimentação funcional, aquela que otimiza o funcionamento dos órgãos em desordens. Um profissional de saúde não pode deixar de citar, formas naturais para auxiliar na qualidade do sono, no entanto, muitas vezes um especialista na área faz-se necessário.


Quando gestantes, em amamentação ou crianças, o ideal é perguntar ao especialista.

1 – Camomila (Matricaria recuitta).



É uma erva utilizada há séculos por seus benefícios estéticos e curativos, indicada também para tratamentos naturais ou caseiros por suas propriedades anti-inflamatórias, antialérgicas e sedativa, o que pode auxiliar na indução do sono.


Além disso, o chá de camomila pode ser usado para amenizar as dores musculares, inflamações, viroses, problemas de digestão por apresentar ação antidiarreicas e proteção da mucosa gástrica, auxílio nas cólicas menstruais, proteção de doenças hepáticas.


Sem dúvida, a principal propriedade dessa planta é ação de redução da excitação neurológica, promovendo melhora na ansiedade e sono. Ao que parece o efeito do chá de camomila é imediato e em curto prazo, portanto deve ser consumido antes de dormir.


Uma xícara do chá de camomila, no final da tarde, pode ser uma alternativa. Ele é versátil, pode ser consumido frio ou quente, agradando o paladar de muitos.


O modo de preparo do chá:

Para fazer, ferva meio litro de água e acrescente uma xícara de flores secas de camomila. Deixe o recipiente tampado por quinze minutos e beba o chá de três a quatro vezes ao dia. Não precisa adoçar, pois o sabor já é suave e agradável.



2 -Erva Cidreira (Melissa Officinalis)



O chá de erva cidreira, também conhecido como chá de melissa, é uma planta de variados efeitos biológicos. Além de combater a insônia, o chá de erva cidreira também possui ação contra a celulite, acne, dor de cabeça, enxaquecas, problemas menstruais, problemas gástricos, gripes e resfriados, alergias e inflamações.


Um dos principais benefícios dessa planta, são seus efeitos calmantes, similares ao da camomila, pois possui agentes relacionados ao controle do humor, relaxamento e à redução dos sintomas da ansiedade, como nervosismo, palpitações e agitação.


É considerada uma bebida palatável, por ter o saber semelhante ao limão. Também pode ser encontrada em forma de comprimidos com doses mais concentradas, e nesse caso o ideal é procurar auxílio de um profissional.


O modo de preparo do chá:

Separe 3 colheres de sopa de folha de erva-cidreira e 1 xícara de água.Adicione as folhas de erva cidreira na água fervente e deixe descansar por alguns minutos. Coe e beba. Você pode ajustar o sabor adicionando folha de hortelã, limão ou até ajustar com o mel.

3–Valeriana (Valeriana Officinalis).


O chá de valeriana também pode ser usado para garantir uma noite melhor de sono, já que é um ótimo relaxante e trata a ansiedade. A bebida ainda traz outros benefícios para a saúde como combate à enxaqueca, tratamento de problemas estomacais e intestinais, amenização os sintomas da menopausa e ação cicatrizante. Mas também pode ser usada para amenizar convulsões e relaxamento muscular.


Assim como a Erva Cidreira, ela também pode ser encontrada em forma de comprimidos com doses mais concentradas, e nesse caso o ideal é procurar auxílio de um profissional. A Melissa e Valeriana tem seus efeitos sedativos bem estabelecidos e seguros, na ciência médica.


O modo de preparo do chá:

Para consumir o chá de valeriana você deve fazer uma infusão com o caule da valeriana e suas raízes e tomar uma xícara três vezes ao dia.

4-Maracujá (Passiflora)


O maracujá é uma fruta conhecida por seu efeito calmante e ao ser consumido na forma de chá, ela ajuda a combater a insônia.


Segundo a lenda, Deus criou o maracujá para lembrar todos os homens do sacrifício de Cristo. A flor do maracujá teria em sua forma a coroa e os cravos que foram usados na crucificação. Daí o nome: passiflora (flor-da-paixão).


A passiflora é uma planta muito utilizada para fins medicinais tratamento problemas de saúde como a insônia e a ansiedade. A passiflora ajuda no tratamento da depressão, mal de Parkinson, hiperatividade, dificuldade de concentração, trata infecções por fungos e possui ação analgésica.


O modo de preparo do chá:

Para fazê-lo é muito fácil: Coloque 200 ml de água para ferver e desligue o fogo. Coloque a água numa xícara e acrescente uma colher de sopa de folhas secas de maracujá. Tampe a xícara e mantenha abafado por dez minutos. Coe e beba adoçado com açúcar mascavo, se preferir.


Para o combate de irritação e ansiedade, você pode consumir ao longo do dia, mas para o auxílio do sono, o ideal é consumir a noite.


Como seus efeitos calmantes são bem conhecidos, assim como a Melissa e a Valeriana, esse fruto também pode ser encontrado em forma de comprimidos, com doses mais concentradas, e nesse caso o ideal é procurar auxílio de um profissional. Os tipos mais indicados para o uso em medicamentos são a Passiflora alata (maracujá doce) e a Passiflora Incarnata (flor-da-paixão).


5-Capim limão



O chá de capim-limão é usado há anos como método medicinal para melhorar a qualidade de sono. O chá também atua diretamente no tratamento da febre, dores de cabeça, cólicas menstruais, além de ser um ótimo antidepressivo ajudando a controlar a ansiedade. Na hora de consumir o chá, você deve deixar o capim-limão em infusão e tomar logo antes de dormir.


O modo de preparo do chá:

Adicione em um litro de água fervendo, 5 colheres de sopa da planta seca ou 20 folhas frescas cortadas em pedacinhos. Abafe por 20 minutos e coe. Tome o chá de capim-limão quente ou gelado três vezes ao dia.


OUTROS CHÁS RELACIONADOS AO AUXÍLIO DO SONO:


O chá de erva-de-São-João possui ação calmante e é ótimo para o tratamento de depressão, sendo também usado para tratar a insônia. A bebida também ajuda a tratar problemas intestinais e acabar com vermes e bactérias.


O chá deve ser feito com as folhas secas da erva em infusão por 10 minutos. A bebida deve ser consumida antes de dormir.


O chá de alface é outra alternativa natural para tratar a insônia já que possui propriedades soníferas e calmantes. A bebida também possui ação diurética ajudando a diminuir o inchaço e ajuda no controle da pressão sanguínea.

Para fazer o chá, você deve deixar as folhas de alface em infusão por 10 minutos e logo em seguida coar. O consumo deve ser feito antes de dormir. Você pode saborear com pedaços da casca de maçã, ação que potencializa o chá.


Outro tipo de chá para dormir é o chá de lavanda, que promove sensação de relaxamento e alivia o estresse, garantindo, assim, uma noite de sono mais tranquila. O chá de lavanda também pode ser usado para combater dores de cabeça, problemas intestinais e estomacais, febres e doenças respiratórias. Para se beneficiar dos efeitos do chá de lavanda, deve ser tomada uma xícara diariamente antes de dormir.


O chá da casca da árvore mulungu é rico em substâncias calmantes e soníferas, acalmando o sistema nervoso e prevenindo crises de ansiedade.

A última planta desta lista é o Hipericão. Possui ação antidepressiva e calmante, é indicada no tratamento de depressões leves e moderadas e ansiedade. Por ser uma erva com efeito lento, é indicada para tratamentos de longa duração, tendo seus efeitos visíveis após 2 semanas de uso. Além do chá, possui em forma de suplemento alimentar em cápsulas e líquido.


OUTRAS MEDIDAS (NATURAIS) IMPORTANTES PARA AUXILIAR SEU SONO:

- PERSISTÊNCIA:

Às vezes um indivíduo não é sensível a uma planta, mas a outra, sim. Não se contente com relatos e experiencias de colegas, você é único e responde de forma diferente dos outros, faça sua tentativa. Não desista de continuar tentando, pois, o ser humano é único e reage de formas diferentes. Experimente um tipo de chá, sem fazer misturas com outros, por pelo menos uma semana para garantir sua sensibilidade a planta. Se o resultado não for satisfatório, tente outra planta.


- CAFEÍNA:

Cesse o consumo de cafeína após o almoço. A CAFEÍNA inibe uma substancia natural do corpo que é calmante. Encontramos cafeína no café, matte e boldo.


- ILUMINAÇÃO:

Evite luz azul e brancas a noite, prefira as luzes amarelas. A partir das 20:00h, se possível, reduza as luzes da moradia, já programando um sono saudável. Encontramos as luzes brancas e azuis nos eletrodomésticos e lâmpadas brancas.


- EXCEDENTE:

Evite jantar alimentos gordurosos ou em grandes quantidades e procure um espaço entre o horário da última refeição e o sono. Se tiver fome antes de dormir, consuma pequenas quantidades e alimentos leves!


- E por fim: RELAXE e sonhe com os anjos


Por hoje é isso, espero que gostem!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima



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Referencias:


Chang S.M; Chen C.H. Effects of an intervention with drinking chamomile tea on sleep quality and depression in sleep disturbed postnatal women: a randomized controlled trial. Journal of Advanced Nursing. Vol. 72, N.2, P:306–315. 2016.


MIRAJ, S. ALESAEDI, S.A systematic review study of therapeutic effects of Matricaria recuitta chamomile (chamomile). Electron Physician. V.8, N.9, P:3024–3031. 2016.


Shirin Chehroudi; Mohammad Javad Fatemi; Mohsen Saberi; Seyed Hamid Salehi; Hossein Akbari; and Roghayeh Samimi .Effects of L. on Reducing Stress, Alleviating Anxiety Disorders, Depression, and Insomnia, and Increasing Total Antioxidants in Burn Patients. Trauma monthly. 2016.


LALLUKKA, T; et al. Insomnia symptoms and mortality: a register-linked study among women and men from Finland, Norway and Lithuania. Journal of sleep research. Volume 25, N. 1, P: 96–103. 2016.

By Husband, R. W. Journal of Experimental Psychology, Vol 18(6), Dec 1935, 792-796.


Stéphanie Pineau, Christian Legros, César Mattei, The Medical use of Lemon Balm (Melissa officinalis) and Valerian (Valeriana officinalis) as Natural Sedatives: Insight into their Interactions with GABA Transmission. Int J Clin Pharmacol Pharmacother 2016, 1: 112.

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