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Mitos e Verdades Da Dieta Low Carb


Quem nunca ouviu falar na dieta low carb, bem ou mal, é porque nunca precisou perder peso. Algumas pessoas acreditam que ela mais prejudica do que faz bem. Mas o que realmente acontece é que existem muitos mitos sobre esta dieta, que na verdade é um estilo de vida, pois não tem prazo para terminar. Então como saber o que é verdade?


Para início de conversa, é verdade que a base alimentar desta dieta visa o baixo consumo dos carboidratos. Numa alimentação convencional, o recomendado é ingerir diariamente entre 50% a 55% desses nutrientes. Mas nesse método, essa quantidade deve reduzir e chegar, no máximo, a 40% por dia.


Alguns questionam que, com a redução de ingestão desses nutrientes, o emagrecimento irá acontecer, mas isso quer dizer que foi de forma saudável? Pelo contrário, pois isso pode fazer com que a saúde tenha algumas consequências graves.


Mas como? Simplesmente esses nutrientes são os responsáveis por fornecer a energia que nosso organismo necessita. Com um consumo baixo o organismo não terá a energia que precisa e acaba comprometendo seu funcionamento. Mas isso é de todo verdade ou um mito? Que tal conhecermos um pouco mais sobre esta dieta?


O que é a dieta low carb?

O princípio desta dieta é consumir uma quantidade reduzida de carboidratos simples, ou seja, com alto índice glicêmico (açúcar). Aliás, ela vai além disso, pois defende que a prioridade seja consumir alimentos que possuam carboidratos complexos de índice glicêmico baixo. Ou seja, optar por alimentos que o açúcar seja absorvido mais lentamente.


Por essa razão, picos de glicose e de insulina deixam de existir no organismo. O que é ótimo principalmente para quem precisa controlar a taxa de diabetes. Isso sem falar no estímulo que este método promove para que os alimentos integrais sejam consumidos. Graças a este conjunto de fatores o emagrecimento acontece de forma saudável.


Cardápio

Para montar um cardápio correto seguindo os preceitos desta dieta, primeiramente é preciso conhecer os alimentos permitidos. As verduras e legumes podem ser consumidos, mas não são todos já que alguns não são low carb. Entre todos os que mais se destacam por sua quantidade baixa de carboidratos são:


  • Alface, aipo, rúcula;

  • Alho-poró, escarola, vagem;

  • Chuchu, pimentão, aspargos;

  • Cebola, pepino, berinjela;

  • Espinafre, abobrinha, acelga;

  • Agrião, tomate cereja, cogumelos;

  • Couve, acelga, brócolis;


Outros alimentos que podem ser consumidos são as carnes, peixes, frangos, queijos, leite, iogurte, ovos, óleo de coco e azeite. Além desses, as nozes, avelãs, amêndoas, castanha-do-pará, inhame, arroz integral, macaxeira, sementes em geral, café e chá sem açúcar podem ser ingeridos.


Tenha atenção com a batata doce e abóbora, pois elas não são low carb. É verdade que seu índice glicêmico é baixo, mas esses alimentos possuem muitos carboidratos.



Como montar o cardápio

Para montar o cardápio da dieta low carb evite consumir alimentos processados. Quanto mais natural o alimento melhor para você ter sucesso em sua dieta. Lembre-se que o açúcar, óleo refinado e massas feitas com cereal não devem ser ingeridos. Evite as bebidas light ou zero, alimentos processados e vegetais ricos em amido.


Seguindo essas dicas você vai conseguir fazer essa dieta e ter uma vida mais saudável e usufruir de todos os benefícios da low carb.


Existem muitos mitos relacionados a dieta low carb, mas que, na verdade, não passam de falta de informação. Toda dieta promove a restrição de alguns alimentos e isso não é diferente com esta. No entanto, ela é mais fácil de ser tolerada por não ser restritiva (dieta de fome) e ainda promove alguns benefícios ao corpo além da perda de peso já que tem seu foco em alimentos naturais e exclui embutidos, processados, farinhas refinadas e açúcar.


Por hoje é isso, espero que gostem!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima

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