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Farinhas Low Carb


As dietas low carb têm sido uma tendência muito forte no Brasil. A mudança acontece em várias partes do cardápio e é aí que muita gente se frustra. Muita gente que adota a dieta low carb tem dificuldade em largar aquele tradicional pão francês no fim de tarde ou aquele bolo no café da manhã. Embora saborosos, o consumo desses alimentos aumenta gradativamente o nível de carboidratos no organismo, cerda de 60%. Mas e agora? Como substituir esses alimentos ou usar ingredientes mais saudáveis para preparar cardápios apropriados? A grande dica vem no uso da farinha. Mas não a farinha de trigo tradicional, mas uma farinha low carb. Com um nível baixo de carboidratos, a farinha low carb pode ser usada para preparar diversos pratos saborosos e nutritivos.


Tipos de farinha low carb Existem diversos tipos. Algumas seguem um modo de preparo diferente de outras, mas a regra é a mesma: substituir a farinha de trigo comum. Em alguns locais ou lojas especializadas em produtos naturais já oferecem farinhas low carb, mas você pode preparar em casa mesmo. Farinha de amendoim É uma das mais fáceis e não contém glúten e nem carboidrato. Sua gordura é saudável e é um importante regulador de glicemia. Basta retirar a casca do amendoim e colocar os grãos numa fôrma e levar ao forno. Após isso, bata no liquidificador por dez minutos e pronto. Só tenha cuidado com quem é alérgico ao produto. Farinha de linhaça Por ser uma fibra, a linhaça é ótima para regular o intestino e proteger o coração da pressão arterial. Bata as sementes num processador ou liquidificador a ponto de formar a farinha de linhaça. É um ingrediente primordial para perder peso! Farinha de casca de maracujá O maracujá é ótimo para regular o nível de colesterol. A casca deve ser assada por 30 minutos em fogo leve e, em seguida, ser batido no liquidificador até formar uma farinha. Por ter fibras, a casca dá um ciclo mais saudável ao intestino, mas deve ser consumida levando em consideração a porcentagem pequena, porém presente, de carboidrato que advém da polpa (daí a necessidade de se a extrair antes de ir ao forno). Farinha de amêndoa De todas elas, a farinha de amêndoa é a mais consumida e a mais saudável. Por ser uma leguminosa, a amêndoa não possui carboidrato e nem glúten e sua gordura é saudável ao corpo. Possui uma alta quantidade de vitamina E e magnésio, responsáveis em controlar a taxa de glicemia. Colocando as amêndoas de molho por 3 minutos, retire as peles e seque-as no forno. Bata no liquidificador a ponto de virar uma farinha e reserve. É uma das mais indicadas para preparar massas e pães. Farinha de semente de abóbora A semente da abóbora não contém amido e é uma fonte especial de proteínas. O método para fazer a farinha de semente de abóbora é o mesmo que a farinha de amêndoa, porém com um tempo de molho em 4 horas e a secagem por 1 hora. No início, pode ser um pouco difícil adotar o uso dessas farinhas no cardápio. Por isso, faça seu uso aos poucos e perceba a diferença. Com o passar do tempo, você verá que o consumo será mais saudável e sua perda de peso será evidente.


Por hoje é isso, espero que gostem!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima

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