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Alimentos ricos em Açúcares e Carboidratos

O que mais encontramos nas prateleiras dos supermercados são alimentos ricos em açúcares e carboidratos. E se você está tentando emagrecer ou adotar um estilo de vida saudável a fim de evitar doenças como diabetes, pressão alta, é melhor ficar distantes desses alimentos, pois além de conter muito açúcar, são alimentos hiper calóricos.


Sei que você tem ciência que açúcar e carboidratos são responsáveis por fornecer energia para nosso organismo. No entanto, quando consumidos em excesso aumentam nossa gordura corporal já que ficam armazenados no organismo. Isso sem falar no risco de ter diabete.


É por essa razão é necessário saber diferenciar entre alimentos de abaixo e alto índice glicêmico na hora de escolher o que será levado para dentro da sua casa, e claro, não é exagerar na quantidade desses alimentos, apenas consumir o suficiente para termos energia. Quer conhecer esses os alimentos que são ricos em açúcares e carboidratos? Então vamos conferir!


Quais os alimentos ricos em açúcares e carboidratos?

Os carboidratos dividem-se em carboidratos simples e complexos. Os simples são digeridos pelo organismo mais rapidamente e por isso sua absorção acontece de forma mais rápida. É por isso que a sensação de fome é sentida mais cedo e a gente acaba comendo mais e engordando.


Alguns ótimos exemplos de alimentos ricos em carboidratos simples são:


  • Uva passa,

  • Arroz branco,

  • Pão francês,

  • Geleia de frutas,

  • Mel,

  • Melancia,

  • Cereais,

  • Açúcar refinado,

  • Refrigerante,

  • Pipoca,

  • Macarrão sem molho.


Esses alimentos são considerados com moderado ou alto índice glicêmico. Afinal, o açúcar que eles possuem vai mais rápido para o sangue. É por essa razão que os diabéticos e quem está tentando emagrecer não deve consumi-los.


Já os alimentos ricos em carboidratos complexos possuem uma quantidade menor de açúcar e por isso a digestão é mais lenta. Assim a sensação de saciedade é sentida por um período maior, favorecendo o emagrecimento uma vez que acabamos comendo menos porções de alimento ao longo do dia. Nessa lista estão inseridos os:


  • Cereais integrais,

  • Amendoim,

  • Cenoura,

  • Lentilhas,

  • Arroz,

  • Grão de bico,

  • Macarrão integral.


Como eles também são ricos em minerais, vitaminas do complexo B, fibras e ferro podem ser consumidos durante uma dieta.

Granola é extremamente calórica?

A composição da granola conta com frutas secas tostadas, aveia e castanhas com mel ou açúcar mascavo. Muita gente está consumindo-a já que seu paladar é agradável e ainda passa a impressão de ser um alimento saudável. No entanto, o que poucos sabem é que ela é rica em açúcar e extremamente calórica.


Comumente ela é consumida misturada a outros alimentos como iogurte, coalhada e leite, por exemplo. Isso pode aumentar ainda mais a quantidade de açúcar e carboidratos ingeridos numa única refeição. Por isso ela pode ser um inimigo à dieta e saúde ao invés de uma grande aliada.


O ideal é optar por versões que não tenham frutas secas e que no lugar do açúcar comum ou mel tenha açúcar mascavo. É verdade que essa versão também é calórica, mas ela acaba oferecendo mais nutrientes que a refinada.

Barra de cereal é uma vilã?

O consumo da barra de cereal tem aumentado cada vez mais. Afinal, com a correria do dia a dia ela se mostra uma grande aliada já que sua função é fazer parte das refeições. Ela também auxilia nas dietas e controle de apetite.


Mas algumas são ricas em carboidratos enquanto que outras não. Por isso, o melhor é verificar a tabela nutricional para ter certeza do que está consumindo. É por essa razão que a barrinha de cereal também está na nossa lista de alimentos ricos em açúcares e carboidratos.

Em outras palavras...

Cada vez mais temos a disposição ricos em açúcares e carboidratos, tornando nossa dieta ruim para saúde. Essas duas substâncias são importantes para o nosso organismo, pois são eles que fornecem a energia que ele precisa para funcionar bem, mas devemos ficar atentos e fazer as escolhas corretas para manutenção adequada da saúde e do peso. Opte sempre pelos alimentos de baixo índice glicêmico.


Se quiser saber mais sobre como iniciar uma dieta Low Carb, clique aqui no link.


Qual a sua opinião sobre o nosso conteúdo? Essas informações foram úteis para você? Comente, dê sua opinião e faça o compartilhamento de nossa página.


Por hoje é isso!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima


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Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

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