Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

O Que é Low FODMAPS Diet?- Com Dra. Lia Lima



ALIMENTAÇÃO: LOW FODMAPS.


Você conhece a alimentação low fodmaps?


Sabe para quem é melhor indicado e quais suas vantagens?


Será que você se enquadra aqui, ou conhece alguém que poderia se beneficiar com ela?


Então lê essa postagem curtinha e simples que explica o que é, para quem e como fazer.


A dieta Low Fodmaps (LF) é uma nova orientação alimentar e é alvo das discussões em salas de especialistas em endocrinologia, gastroenterologia e nutrição.


Ela é baseada na redução de consumo de certos tipos de carboidratos (os de cadeias curtas) e dos polióis, visando benefícios à saúde e funcionamento intestinal. Daí que vem o nome dessa dieta: Low Fodmaps Diet (Low Fermentable Oligosaccharide, Disaccharide, Monosaccharide and Polyol Diet), na sua tradução, significa alimentação com baixa oferta de monossacarídeos, dissacarídeos, oligossacarídeos e poliós fermentáveis.


Eu explico melhor sobre carboidratos e polióis, nas próximas postagem, para quem se interessar ir mais a fundo nesse assunto.


Tem sido observado que as pessoas que sofrem de desconfortos abdominais (dores abdominais, distensão, flatulências, diarreias ou constipação), se beneficiam quando restringem da alimentação de tais alimentos.


Essa sugestão alimentar não serve para os intolerantes à lactose e celíacos (intolerantes ao glúten), mas inclui aqueles indivíduos que se sentem melhor ao reduzir a lactose ou glúten da alimentação (mesmo sem diagnóstico de intolerância), para aqueles que recebem o diagnóstico de síndrome do intestino irritável e para aqueles que sofrem de constipação crônica.


Quem se beneficia da Low Fodmaps Diet:


* Pessoas com sensibilidade à lactose ou ao glúten.



*Pessoas com diagnóstico de síndrome do intestino irritável.


*Pessoas constipação crônica.


*Pessoas com distensão abdominal crônica por excesso de produção de gazes.


Como tentar a Low Fodmaps Diet?

Se você se enquadra em um dos potenciais casos que se beneficiam com esse hábito alimentar, vale a pena fazer um teste de 8 semanas com a redução de tais alimentos a seguir.


Durante essas 8 semanas deve-se observar quais alimentos são específicos, no seu corpo, que causam os sintomas e melhoraram após sua retirada. Para depois possa reintroduzir os outros que não surtiram nenhum efeito, evitando dietas extremamente restritivas e difíceis de seguir.


Os sintomas de melhora devem ser notados logo após o início das restrições. Uma vez que houver realmente resultado, deve-se procurar um profissional da área para te acompanhar uma vez que deixou de ser um teste de alimentação para um novo hábito e será necessário conhecer bem sobre os alimentos que causam desconfortos abdominais e onde encontrar alternativas alimentares para se manter na LF.


Últimos estudos de LF classifica em elevada ingesta de fodmaps >110g/dia desses alimentos e baixa ingesta <6g/dia.


Existem estudos que sugerem que essa alimentação pode causar deficiência de cálcio, sendo sempre bom estar alerta em ingerir alimentos ricos nesse nutriente permitidos na LF.


Não foram observado deficiencias em outros nutrientes, quando comparados ao grupo que não fazia a dieta LF, em estudos científicos randomizados.


É possível fazer uma dieta Low Carb e Low Fodmaps associada para aqueles que pretendem tratar perda de peso, síndrome metabólica e distúrbios gástricos, conhecendo quais os carboidratos não podem ser inclusos.

Lista de Low Fodmaps Diet:



sugestão de alimentação LC (low carb)+ LF (Low Fodmaps):

Café: uma crepioca (massa de 1 colher de sopa de tapioca com 1 colher de sopa de ovo, sal, feito como um crepe)


Lanche:

200ml Leite de amêndoas batido com 1 xic de morango


Almoço: Cozido de peixe com legumes: batata, cenoura, alho poró e couve

Lanche:

1 kiwi + 10 castanhas


Jantar: Carne moída de patinho e molho de tomate com azeitonas + salada de alface e pepino


Você se interessou? Então você pode ir a fundo sobre o assunto no blog da entidade que estuda muito sobre o assunto e possuem uma boa oferta de conteúdo, aplicativos e e-books, que podem te ajudar a entender e melhor seguir na LF: A equipe guiada pelo professor Peter Gibson da Universidade de Monash (aqui).


Aproveita e baixa também o Cardápio Low Carb que preparei com carinho para você iniciar um estilo de alimentação saudável. Nele você vai encontrar opções de refeição para as principais refeições do dia.


Boa saúde intestinal à todos,



Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima

referencias:

https://www.monash.edu/medicine/ccs/gastroenterology/fodmap

BROUNS, Fred; DELZENNE, Nathalie; GIBSON, Glenn. The Dietary Fibers–FODMAPs Controversy. Cereal Foods World, v. 62, n. 3, p. 98-103, 2017.

MCINTOSH, Keith et al. FODMAPs alter symptoms and the metabolome of patients with IBS: a randomised controlled trial. Gut, p. gutjnl-2015-311339, 2016.

E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle