Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Neuroplasticidade Para Saúde- Com Dra. Lia Lima


Você sabe o que é neuroplasticidade?



É a capacidade da mente em moldar-se e reprogramar informações e crenças através da criação de novas conexões neuronais, quando sujeito a novas experiências.

Como assim?




Bom, se você apresentar um determinado comportamento que não é benéfico a sua saúde, você pode reprogramar esse pensamento através da neuroplasticidade, por técnicas realizadas por profissionais especializados.


Essa reprogramação será feita sempre ao seu favor, na finalidade de criar novos conceitos, por construção de novas vias neuronais estimuladas.

Como o seu peso se beneficia com a neuroplasticidade?



Por exemplo, se você apresenta alguns comportamentos estranhos diante do alimento, que fogem o comportamento normal, de difícil controle, e que sempre te levam a sabotar sua disciplina alimentar, a neuroplasticidade pode entrar aí como método para se desfazer desses comportamentos nada adequados, pois não te levam a sua saúde.


Seguem alguns exemplos de comportamentos que podem ser modificados:


Comer escondido

Vontade de comer doce sempre após o almoço

Vontade de comer doce à noite

Acordar a noite e comer

Esconder comidas

Preferir comer lanches ao invés de jantar pratos saudáveis e equilibrados


Através da técnica de neuroplasticidade, com o estímulo de novas conexões entre neurônios não utilizados antes e assim a construção de uma nova realidade e você passa a:


Não esconder de si mesmo

Vontade de comer uma fruta após o almoço

Saciedade à noite

Dormir bem sem acordar

Não ter comidas em estoques

Gostar de um bom prato equilibrado durante as refeições


você já pratica a neuroplasticidade e nem sabia..

Suas crenças e realidades são frutos dos efeitos da neuroplasticidade promovida pelos seus pais, avós, educadores e as demais pessoas de influencia e respeito que passaram pela sua vida. O resultado disso pode ter sido bom ou ruim, vai depender do contexto que foi vivenciado e da forma que foi interpretada.


Se você hoje é um influenciador, seja em qualquer área, você pratica a neuroplasticidade nas pessoas, tornando real algo que elas não acreditavam que fosse, sejam por atos, mas também fortemente impactado por palavras!


Um exemplos: Relação pais e filhos, professores, médicos, etc..


Como estimular a neuroplasticidade em casa?



O ato da meditação é uma das técnicas utilizadas para alcançar tais fins. Existe outras técnicas como a terapia neuro-comportamental cognitiva - TCC, hipnose e até o coach, sendo que a meditação a mais simples delas, muito potente e eficaz. Ainda, existem várias técnicas e graus de meditações.

Como começar a meditar?



Você pode começar a meditar simplesmente tentando ficar em total silencio por 5 minutos ao dia. Quando você notar que seu cérebro está enviando sinais e mensagens que fogem a sua concentração em tentar ficar em silencio, significa que você se desconcentrou da meditação. Você pode fixar a atenção da meditação na respiração ou na sensação do corpo com o espaço, sempre procurando não ser interrompido por estímulos externos. A medida que sua meditação vai ficando mais fácil você pode estimular a versão de quem você deseja ser.


Isso é moda ou ciência?



O nome é científico, praticado por profissionais da área da saúde e evidenciado através de estudos de classificação científica, portanto claramente seguro e não moda.


A avaliação científica se deu através de imagens de ressonância magnética (RM) de meditadores mostram que o cérebro está em plena atividade, durante a meditação, especialmente na região frontal. A RM avaliou ainda as imagens antes e depois de 2 meses de meditação dessas pessoas, e evidenciou mudança anatômica cerebral, além da redução de marcadores inflamatórios nas vias sanguíneas.


Se mesmo assim, você não se convenceu! Para você é preciso o posicionamento de uma entidade de confiança e respeito relacionado a ciência médica, para crer que a meditação é uma estratégia essencial a saúde, segue esse artigo publicado ainda esse ano pela AHA (American Heart Association).


A AHA se posicionou que:


  • * Possivelmente, a meditação atua na prevenção de novos infartos e derrames, atualmente a principal causa de morte. Faltam estudos mais demorados e com maior diversidade de população para assegurar tais resultados que já se sugerem promissores.

  • * A meditação é uma técnica de baixo custo e pode ser complementar como habito de vida para quem quer prevenção das principais causas de mortes no mundo, para aqueles que se interessaram pelo método.


Estudos tem mostrado poucos benefícios na meditação como única técnica para perda de peso, no entanto, auxilia nos transtornos mentais e comportamentais, que contribuem para excesso de peso. A meditação ainda se mostra potente no antienvelhecimento cerebral, entre outros fatores relacionados a saúde holística.



Comece sua meditação hoje;

Separe 5 minutos para você, por quê sua mente também pede saúde e deve ser bem alimentada!


Por hoje é isso!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz


Dra. Lia Lima


Se você achou essa postagem legal e relevante, não deixe de compartilhar com seus amigos!


Referencias:


PHILLIPS, Cristy. Lifestyle Modulators of Neuroplasticity: How Physical Activity, Mental Engagement, and Diet Promote Cognitive Health during Aging. Neural Plasticity, v. 2017, 2017.


LEVINE, Glenn N. et al. Meditation and Cardiovascular Risk Reduction: A Scientific Statement From the American Heart Association. Journal of the American Heart Association, v. 6, n. 10, p. e002218, 2017.


RUFFAULT, Alexis et al. The effects of mindfulness training on weight-loss and health-related behaviours in adults with overweight and obesity: A systematic review and meta-analysis. Obesity research & clinical practice, v. 11, n. 5, p. 90-111, 2017.


CAHN, B. Rael et al. Yoga, meditation and mind-body health: increased BDNF, cortisol awakening response, and altered inflammatory marker expression after a 3-month yoga and meditation retreat. Frontiers in human neuroscience, v. 11, p. 315, 2017.


SALEEM, Mir; SAMUDRALA, Pallavi. Meditation Experience Associated with Structural Neuroplasticity. Annals of International Medical and Dental Research, V. 3, N.4, 2017, DOI: 10.21276/aimdr.2017.3.4.MC1


E se você gostou dessa postagem, não deixa de compartilhar nas redes sociais com seus amigos!

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle