Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Bicarbonato para perder de peso: Verdade ou mentira?- Com Dra. Lia Lima


Você pode pensar em bicarbonato de sódio como o ingrediente que você adiciona a pães e biscoitos para fermentação e crescimento no lugar de fermento, mas tem uma variedade de usos fora da cozinha. Adicione-o à água do banho para acalmar os músculos doridos, pode usá-lo como um desodorante natural. Beber uma mistura de bicarbonato de sódio e água é uma maneira antiga para aliviar a indigestão. O bicarbonato de sódio é usado até mesmo como suplemento esportivo por alguns atletas de resistência e musculação. Para perda de peso, no entanto, o bicarbonato de sódio não é eficaz.

Leia também: Os Benefícios de um Copo de Suco de Limão com Bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio não neutraliza gordura

Como o bicarbonato de sódio alivia a indigestão neutralizando os ácidos do estômago, é espalhado por aí que ajuda seu corpo a quebrar gordura. Na realidade, não tem efeito direto sobre a gordura corporal - e não anula as calorias das gorduras que você consome. Você perde peso quando cria um déficit de energia. No entanto, uma dose de bicarbonato de sódio não o isenta dessa equação.

O bicarbonato de sódio, é uma substância alcalina que contesta os efeitos do ácido. Quando você consome bicarbonato de sódio, ele reage com o ácido do estômago para liberar substâncias, como água e dióxido de carbono. Esta reação química ajuda o seu estômago a sentir-se melhor depois de uma refeição particularmente picante ou gordurosa, mas não fará com que seu corpo absorva as calorias de maneira diferente.

Leia também: Os 6 Melhores Chás para Perder Peso e Gordura da Barriga

Bicarbonato de sódio e desempenho esportivo

O bicarbonato de sódio não vai fazer com que você perca quilos, mas pode ajudá-lo a melhorar os efeitos dos exercícios que você realiza como parte de um programa de perda de peso. Um estudo publicado em uma edição de 2013 do European Journal of Applied Physiology mostrou que o consumo de bicarbonato de sódio 60 minutos antes de uma sessão de treinamento ajudou os participantes a completar mais repetições com menos sinais de fadiga muscular em comparação com aqueles com um placebo. O estudo foi pequeno - apenas 12 atletas do sexo masculino -, então são necessárias mais pesquisas para garantir que esta estratégia seja segura e eficaz.

O bicarbonato de sódio também pode ajudar a melhorar a velocidade e a resistência no exercício cardiovascular. Quando você trabalha em ou perto de sua intensidade máxima, seus músculos começam a produzir mais de uma substância chamada lactato. Quando você não pode processar o lactato tão rapidamente quanto ele é produzido, você começa a sentir a "queima" e deve eventualmente parar ou diminuir a velocidade. O acúmulo de lactato cria acidez nos músculos e o bicarbonato de sódio tomado antes do exercício pode ajudar a diminuir essa acidez, para que você possa trabalhar um pouco mais antes de ter que parar.

Mais pesquisas são necessárias para confirmar os verdadeiros benefícios do bicarbonato de sódio como ajuda ergonômica. Mas, se isso realmente ajudá-lo a trabalhar por mais tempo, ele pode, em última instância, ajudá-lo a queimar mais calorias durante o exercício para ajudar na perda de peso.

Leia também: A água de limão funciona para perda de peso?

Precauções com tomar bicarbonato de sódio

Embora o bicarbonato de sódio seja um item doméstico comum e um velho remédio caseiro para a indigestão, não é sem riscos.

O bicarbonato de sódio também contém quantidades significativas de sódio, o que pode comprometer a saúde de pessoas com problemas renais ou cardíacos. A ingestão excessiva regular de sódio também pode causar problemas de hipertensão arterial, rim e coração em pessoas saudáveis. O bicarbonato de sódio pode interagir com inúmeros medicamentos, incluindo aspirina, certos antibióticos e alguns medicamentos para diabetes, portanto, não tome isso sem ter o primeiro do seu médico.

Enfatize um estilo de vida saudável para perder peso

Em vez de buscar uma solução rápida como bicarbonato de sódio para perda de peso ou outros milagres que correm na internet, concentre-se em fazer escolhas alimentares de qualidade e exercitar-se para perder peso.

Uma dieta que evita doces, refrigerantes, grãos refinados e gorduras saturadas ajuda você a diminuir sua ingestão de calorias. As refeições devem se concentrar em proteínas magras, grãos integrais e vegetais e frutas fibrosas e aquosas. Exercitar-se mais também é essencial para a perda de peso.

Leia também: 1o Passo na Vida Low-Carb - Aprender a Controlar os Carboidratos

Para iniciar hoje uma alimentação rica em proteínas e gorduras boas e com baixa ingestão de carboidratos, baixe agora meu Cardápio Low Carb e veja os resultados em apenas 1 semana.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle