Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Você sabe a sua Relação TG/HDL? Dra Lia Lima Explica

Quando seu médico recebe seus exames laboratoriais ele já te falou da relação TG/HDL?


Não né? Isso não é nenhuma negligência médica, afinal nem ele e nem eu fomos ensinados a avaliar esse índice. Isso acontece por que pouco de sabe da gordura e dos colesteróis no organismo e essa relação é algo novo, ainda não encontrado em livros tradicionalmente indicados em livros acadêmicos médicos.


Resumidamente:


Quando consumimos gorduras ela se transforma em triglicéride (TG) e esse em colesterol. O colesterol se divide em LDL (Low density lipoprotein) e HDL (High density lipoprotein). O LDL é considerado o vilão e o HDL o bonzinho para a saúde. O LDL promove depósito de gordura nos vasos sanguíneos e o HDL não.




Parece simples, não é? Dentro dessa simples divisão ainda tem muito pano pra manga pra contar, olha só:


Primeira informação importante:


O colesterol não é ruim, o colesterol é vida, pois ele é precursor de vários hormônios como a testosterona, estradiol, progesterona, vitamina D, cortisol.


Baixíssimos valores de colesterol no seu sangue pode levar a deficiência de substancias essenciais a vida. Portanto, colesterol total muito baixo não é bom pra ninguém. É importante perder o medo das gorduras e para perder esse medo a primeira coisa que você precisa ter é conhecimento.


Segunda informação válida:


Verdade que o LDL é um tipo de colesterol que propicia o depósito de gordura nos vasos, mas existe um tipo de LDL para isso, chamado de LDL pequenos e densos.


Esse tipo de LDL é o que encontramos em maior quantidade nos diabéticos e pessoas que sofrem de resistência a insulina. O problema é que não conseguimos classificar o LDL nos exames de sangue de rotina, assim, o LDL pode estar até normal e ainda a situação estar ruim.


Por exemplo, pessoas com obesidade, síndrome metabólica ou distúrbios lipídicos dos diabéticos muitas vezes têm elevadas taxas de TG, colesterol HDL normal, e colesterol LDL normal ou próximo do normal. Estes indivíduos produzem lipoproteínas de muita baixa densidade (VLDL) e lipoproteínas de densidade intermédia (IDL), que podem aumentar o risco de aterosclerose (formação de placas de gorduras dentro dos vasos sanguíneos). Ou seja, mesmo que no seu exame seu LDL esteja normal ou baixo, o tipo do seu LDL pode ser o do tipo danoso.


Portanto, avaliar somente o LDL pode ser algo enganoso, pois não adiante ter LDL reduzidos, mas LDL pequenos e densos reduzidos!


Terceira conclusão a se atentar:


Pessoas com obesidade e diabetes costumam apresentar o padrão dos exames de sangue: Aumento de TG, baixo HDL e aumento de partículas pequenas e densas de LDL (dado que não se consegue dosar nos exames de rotina, apenas em centros de estudos).


Para reduzir os TG?

Adicione ácidos graxos ômega-3 como suplementos, faça exercícios regulares e a limite a ingesta de álcool.


Para aumentar o HDL?

Perder peso, fazer exercícios e não fumar podem ajudar!


Quarta informação útil:


Curiosamente, verificou-se que o índice de TG / HDL-C pode prever o tamanho de partícula de LDL. Portanto, quanto maior essa relação, maiores valores haviam de LDL pequenos e densos (também recebem o nome de fenótipo B).


Assim, é muito simplificado ficar de olho apenas no LDL.


Índices (resultados quando colhidos em jejum):

TG / HDL-C inferior a 2 é ideal

TG / HDL-C acima 4 é demasiado elevada

TG / HDL-C acima 6 é demasiado alta


Fique atento aos seus exames de sangue!


Conclusão: Pouco se sabe ainda da fisiologia das gorduras. A relação que ela tem com a insulina também é algo novo, eles ainda vão dar o que falar!


Por hoje é isso!


Espero que tenham gostado e entendido. Qualquer dúvida, comenta aqui e não deixa de compartilhar informação, pois pode ajuda a muita gente!


Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz

Dra. Lia Lima

SILVA, A. R. A. et al. Razão TG/HDL-c e indicadores antropométricos preditores de risco para doença cardiovascular. Rev Bras Cardiol, v. 25, n. 1, p. 41-9, 2012.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle