Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Frutosamina - com Dra Lia Lima

A dosagem de frutosamina é um exame laboratorial medido pelas dosagens sanguíneas.


Você ficou curioso por esse tema?

Você já ouviu falar sobre ele?

Será que ele se enquadra para seus exames de check up.


Bom, para entender sobre ele, você primeiramente deve ler as postagens que recentemente publiquei, nos quais explico sobre outros exames mais famosos como Hemoglobina Glicada e Variação Glicêmica, clique aqui e leia mais.

Em resumo, o que sabemos atualmente é que a avaliação dos efeitos tóxicos causados pelo excesso de glicose não são suficientes através da avaliação da glicemia de jejum e Hemoglobina Glicada.


Na verdade, o ser humano responde aos alimentos de formas variadas e a dependência de apenas um ou dois exames laboratoriais para avaliação disso são insuficientes para conclusão do comportamento de um indivíduo. O que os médicos hoje fazem em consulta para averiguar o comportamento da saúde do pâncreas, da insulina e da glicose é concluída através da soma de vários exames, somados e avaliados em conjunto, como se fossem um quebra cabeça.


Esses exames não se enquadram apenas para as pessoas com possuem doenças desse sistema (como Resistência a Insulina, Diabetes, Obesidade, Síndrome dos Ovários Policísticos), mas para todas as pessoas que querem prevenir consequências dos efeitos tóxicos causados, inclusive pela má alimentação.


Os exames que ajudam na avaliação desse sistema são:



  • Glicemia de jejum: Ajuda no diagnóstico e acompanhamento de diabetes, comportamento da insulina noturna, riscos em desenvolver diabetes.

  • Hemoglobina Glicada: Ajuda projeção de tempo com hiperglicemia e erros alimentares.

  • Dosagem de Triglicérides: Auxilia na avaliação alimentar e diagnóstico de doenças dos lípides.

  • Frutosamina: Ajuda projeção de tempo com hiperglicemia e erros alimentares.

  • Teste de tolerância oral a glicemia (TTOG): Projeta a resposta do pâncreas em secretar a insulina e o comportamento da glicose durante 2h após sua ingestão.

  • Curva Insulínica: Realizada junto com o TTOG.

  • Curva Glicêmica: Dosagem da glicemia capilar 2h após as principais refeições

  • HOMA-IR: Importante marcador de Resistência a Insulina.






BAIXE SEU E-BOOK SOBRE DIABETES E LOW CARB GRATUITO AQUI






Na verdade, não deveríamos ter de "ficar buscando" através de exames, riscos em desenvolver doenças para poder "acordar" a tempo de desenvolver piores consequências. Mas o que se vê é que "a chamada" do médico em alertar riscos (através da avaliação de exames) costuma trazer mudanças positivas nos hábitos dos pacientes, então tudo bem, pois toda estratégia que leva a bons hábitos são positivos.


E a frutosamina dentro desse cenário ajuda bastante no entendimento da relação alimentação, secreção de insulina e glicose.


Sabemos que o açúcar tem a característica de formar liga, sendo a glicose um açúcar ele também cola. Quem costuma cozinhar sabe que o aquecimento do açúcar forma uma liga cremosa, da mesma forma que ocorre no nosso corpo, mantido na temperatura média de 37oC.

Quando os valores de glicose na corrente sanguínea estão elevados, ele sobram naquele líquido e aí que colam. Colam com qualquer estrutura, mas preferencialmente com proteínas. Sabendo disso, os cientistas descobriram estruturas "coladas com a glicose" que permanecem estáveis e pouco variáveis, sendo possível de serem medidas. Uma delas é a Hemoglobina Glicada e a outra a Frutosamina.

Imagem Fonte: http://www.botonmedico.com/prueba-rapida-albumina-glicosilada/albumina-seccion-1/



A frutosamina é a reação da união da glicose com a albumina, que só ocorre quando a glicose está em excesso. Portanto, essa fusão só ocorre quando a glicose "sobra" e "cola"! Essa fusão tem duração na corrente por cerca de 60 dias e é boa para as pessoas que não podem dosar a Hemoglobina glicada, por exemplo: anemias, doenças renais, hemorragias, doenças hematológicas, doenças hepáticas. Além do que se interroga se a Hemoglobina glicada tem a duração estimada acima de 90 dias para as pessoas com diabetes e abaixo disso para não diabéticos, de forma que a frutosamina ajuda no preenchimento das lacunas ainda existentes em outros exames de sangue.


Bom pessoal, por hoje é isso! Espero que tenham curtido, e se sim, compartilha essa postagem!

Beijos;


Por hoje é isso!

Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz

Dra. Lia Lima



Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle