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O Poder do Açafrão [Receitas Inclusas]- Dra. Lia Lima


top alimento saudável:

Cúrcuma – açafrão da terra



Olá leitores, hoje eu vim convencê-los a consumir e criar o hábito de adicionar o açafrão na culinária da sua casa, o que acham?


Como o conhecimento é uma excelente ferramenta que causa mudanças de comportamento, que tal então, entender melhor sobre esse condimento, só assim você vai se sentir seguro e feliz por incluir a cúrcuma na sua vida, como eu tenho feito na minha, a tempos atrás.


O açafrão é o pó da raiz da planta Cúrcuma longa. É também conhecido como curcuma, turmeric, curcumina, açafrão-da-terra. O principal componente desse pó são os curcuminóides, sendo entre eles, a curcumina o principal responsável pelas propriedades benéficas relativas ao corpo humano.


COMO O AÇAFRÃO ENTROU NA MINHA VIDA?


É importante registrar que a curcumina foi material de estudo para minha tese de conclusão de curso (TCC) em Medicina, de forma que provei, através de estudos laboratoriais comportamentais, em animais, que a curcumina em doses específicas para ratos, apresentava efeitos antidepressivos semelhante aos medicamentos usados na rotina humana, como a imipramina. Foi assim que o açafrão entrou na minha vida, através de uma necessidade de fazer uma boa revisão do assunto para criação do TCC e embasar cientificamente aqueles resultados que estavam apresentando nos meus testes laboratoriais. Saudades eternas dos meus ratinhos que me exigiam finais de semana inteiros dedicados aos estudos de comportamento, tempo bom.


Depois que conheci muito bem sobre o açafrão, nunca mais deixei de utiliza-lo na minha culinária diária.

CURCUMA E AYUVERDA


Pois bem, outro registro que vale a pena deixar aqui é que o açafrão é utilizado há séculos pela cultura indígena, cuja medicina deles chama-se Ayuverdam. Essa medicina indicava bastante o açafrão para disfunções de fígado. Portanto, os princípios curadores da curcumina não são uma novidade, só não foram bem explorados. Somente agora que ela tem ganhado fama, pela cultura ocidental. Na Auyverda, o açafrão é utilizado para cura de feridas, doenças gástricas, hepáticas, antibióticas, anti-alérgica, antidiabética, Parkinson e antidepressivas. Para os conhecedores e apreciadores da Ayuverda, o uso do açafrão-da-terra pode ser usado para equilibrar os 3 doshas, por ter sabor picante pacifica Vata e Kapha, e o amargo pacifica o Pitta. Mas em excesso agrava Vata e Pitta.


SABOR AMARGO, ADSTRINGENTE E PICANTE


Todos nós sabemos que o sal já foi valorizado, a ponto do nome salário vir do uso do sal como fonte de valor. Ainda, quando a cultura ibérica avançou os mares e alcançou a Índia, trouxe a canela como uma especiaria utilizada pelas classes mais nobres. Nessa época, já existia registro de uso na rotina medicinal Ayuverda do açafrão, pena que não foi explorado. Pode ter usado na culinária para dar cor (pois tem uma cor amarela brilhante), sabor (amargo, levemente picante e adstringente), além de ser tudo de bom para saúde. A busca e uso do açafrão tem ganhado importância nas últimas décadas, pela cultura ocidental e pela ciência, somente após os anos de 1900.


Bom, agora que já sabemos disso, então vamos ao que interessa?


OS BENEFÍCIOS DO AÇAFRÃO

Canceres: mama, pele, renal e gástricos


Doenças auto imunes: Alergias, colites, doenças articulares


Inflamações: úlceras gástricas, doenças articulares, enxaquecas


Doenças neurológicas: Parkinson, depressão


Doenças Metabólicas: Diabetes, redução de colesterol ruim (LDL), obesidade


Promissor: Parece modificar a flora intestinal


DOSE


O uso da curcumina nas formulações costuma ser na dose de 500-1000mg/dia. Apesar de poucos estudos que garantam segurança na dose, há relatos de dose até 6g ao dia em humanos, de forma segura.

DIFICULDADE DA CURCUMINA


O problema encontrado em estudos em humanos é a absorção após ingestão oral de açafrão que parecer ser reduzida principalmente por ser rapidamente metabolizada (degradada) e não dissolver em água. Assim, as vezes não é a dose que se consome que é importante e sim a quantidade que é absorvida pelo corpo, concordam? Associações com piperina e pimenta mostraram aumentar essa absorção. Portanto, parece ser inteligente associar a pimenta do reino às receitas com açafrão.

COMO INCLUIR O AÇAFRÃO NA ALIMENTAÇÃO


Chás e bebidas quentes: bem comum na culinária Ayuverda o uso do chá de açafrão (além de simples). Aqui deixo a receita de chá de açafrão, mas não perca na próxima postagem a receita e descrição do Golden milk, que claro, vai curcumina.


Adicionar às carnes bancas: as carnes brancas ficam com melhor aspecto de cor e saber quando adicionado o açafrão como tempero. Sempre tenha açafrão por perto e não perca o hábito em adicionar pitadas desse condimento, visando cor, sabor e propriedades boas ao organismo.


No ovo mexido: uma característica interessante é que o açafrão resiste à altas temperaturas e portento, pode ser utilizado em cozimentos quentes. Sabendo que o consumo diário de 1-2 ovos ao dia não faz mal à saúde e pode ser uma excelente alternativa para ingerir mais proteínas e reduzir carboidratos, adicionar açafrão no ovo mexido do dia-a-dia parece ser uma medida inteligente para variar o sabor, cor, com adição de benefícios à saúde. O que você acha?


Risotos: essa talvez seja a forma mais comum de observar a adição de açafrão na culinária ocidental.


Sopas: também é uma dica esperta!

RECEITA DE CHÁ DE AÇAFRÃO




Ingredientes:

1 litro de água

1 colher de chá de açafrão

A seu critério: 1 colher de chá de gengibre

Para controlar o sabor: suco puro do limão e mel



Modo de preparo: Em uma panela aqueça 1 litro de água e o açafrão (se optar por incluir o gengibre, deve ser adicionado aqui). Após ferver deixe tampado a panela por 10 minutos e então coe com papel coador ou mesmo uma toalha fina. Cuidado que o açafrão tem alto poder corante e deixa os panos manchados e dá a impressão que não vai sair após lavagem, mas costuma sair com facilidade. Depois de pronto você pode adicionar limão, mel e até canela a seu critério.


LIMONADA DE AÇAFRÃO



Ingredientes:

4 xicaras de água fria

2 colheres de sopa de açafrão recém-ralado ou em pó

2 colheres de sopa de xarope de melado, mel ou stévia

Suco de 1 limão



Modo de preparo: Bata no liquidificador todos os ingredientes e beba ao longo do dia.


Turma, espero que não tenha faltado motivos para você correr e garantir seu açafrão na dieta da sua casa, pois são inúmeros benefícios, já observado a milênios por outras culturas, sem apresentar efeitos colaterais. Mas atenção, comprar a raiz e ralar para usar na hora é a melhor forma, no entanto se ficar impossível, você usa o pó que é bom também.


E se você gostou dessa postagem, não esquece de compartilhar com outras pessoas e seus amigos!


"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina" (Cora Coralina)


Fiquem com Deus,

Dra Lia Lima




Referências:

Soleimani V1, Sahebkar A2, Hosseinzadeh H3. Turmeric (Curcuma longa) and its major constituent (curcumin) as nontoxic and safe substances: Review. Phytother Res. 2018 Jun;32(6):985-995. doi: 10.1002/ptr.6054. Epub 2018 Feb 26.

NG, Qin Xiang et al. Clinical use of curcumin in depression: A meta-analysis. Journal of the American Medical Directors Association, v. 18, n. 6, p. 503-508, 2017.

KUNNUMAKKARA, Ajaikumar B. et al. Curcumin, the golden nutraceutical: multitargeting for multiple chronic diseases.British journal of pharmacology, v. 174, n. 11, p. 1325-1348, 2017.

JIN, Tianru et al. Curcumin and other dietary polyphenols: potential mechanisms of metabolic actions and therapy for diabetes and obesity. American Journal of Physiology-Endocrinology and Metabolism, v. 314, n. 3, p. E201-E205, 2017.

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