Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

O que são Termogênicos? - Com Dra. Lia Lima

o que são termogênicos?



Os termogênicos são quaisquer componentes que provocam a termogênese (produção de calor). Eles podem ser provenientes direto das ações de substâncias naturais, artificiais ou serem decorrentes de hábitos como: alimentação e exercícios.


O processo de termogênese ocorre através do aumento das reações e sistemas dos sistemas cardiovascular, respiratório e nervoso central.


O objetivo é um só: Aumentar as reações celulares que levam ao gasto da energia estocada e produção de calor. Esse gasto de energia pode vir de qualquer nutriente como os carboidratos, gorduras ou proteínas.


Exemplos de termogênicos:


Termogênicos Fitoterápicos: cafeina, ômega 3, guaraná, chá verde, vitaminas do complexo B, taurina, ginseng, psyllium, cromo, chocolate, temperos como pimenta, açafrão, gengibre, canela, vinagre de maçã.


Para conhecer mais sobre os temperos termogênicos, fiz uma postagem completa aqui e um vídeo sobre isso aqui.

Termogênicos Artificiais: sibutramina, bupropriona, anfepramonas, efedrina.


Termogênicos Naturais: Exercícios físicos, Jejum intermitente, beber água, Alimentação organizada na Low Carb.

Tema que explicarei com detalhes na próxima postagem.


ATENÇÃO: Muitas destas substâncias acimas citadas não apresentam evidências científicas de que sejam seguras para perda de peso ou aumento da performance atlética, e ainda podem causar efeitos colaterais e interagir com alguns medicamentos.


Termogênicos e mídia:


Muitos termogênicos artificiais têm sido banidos por descobrir efeitos colaterais com seu uso. Pode-se dizer que o uso indiscriminado dessas substâncias é realizado principalmente por pessoas que não sofrem de redução do metabolismo. Sendo assim, pessoas de metabolismo normal que estimulam o corpo a funcionar em um metabolismo anormalmente acelerado, só pode se dar mal né? E as consequências são desastrosas. No final dessa postagem você encontra os principais efeitos colaterais do uso inapropriado dessas substâncias.


Jamais use medicações sem indicação e acompanhamento médico.


Isso ocorre por que existe uma busca pelo corpo “perfeito”, que cresce cada dia mais e curiosamente, o número de casos de sobrepeso e obesidade, também vem crescendo com o passar dos anos. Existe um apelo midiático em alcançar um corpo magro para obtenção de felicidade, ao mesmo tempo que tentativas fracassadas de perda de peso só promovem mais sensação de desespero e incapacidade, levando ao uso irregular de medicações.

Seja inteligente:



Naturalmente, nosso corpo tem a preferência em armazenar calor, e não dissipar. Isso ocorre por que temos uma máquina tão inteligente, chamada de corpo humano, que armazena energia como uma manobra de sobrevivência, caso venha faltar energia através da falta dos alimentos.


Como explicado anteriormente, os termogênicos são qualquer estímulo que leva ao desperdício de calor. Para o corpo humano, não faz sentido ativar o sistema de termogênese no dia-a-dia. Para isso é necessário que o funcionamento de toda a maquinaria do corpo esteja em ordem para que ele entenda que é hora de poder ser mais flexível e gastar mais energia, a