Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

O que é Bioimpedância? Dra Lia Lima Explica

O que é Bioimpedância?



A Bioimpedância é um exame para avaliação do peso e da relação dos componentes que resultam esse peso. Seu método é não invasivo, de baixo custo financeiro, fácil leitura.


Ou seja, é uma balança que estima o peso, mas que oferece algo a mais: do que seu peso é composto!

Pessoas com mesmo peso podem ter composições diferentes!



Veja o exemplo abaixo: um homem obeso de 182m, cujo corpo é composto especialmente por gordura, apresenta-se com Peso 115kg e IMC de 33. IMC é o cálculo do Índice de Massa corpórea, usada na rotina de consultório médico. Outro homem, com mesmo peso e altura é fisiculturista, portanto, o corpo composto especialmente em músculo, apresenta o mesmo IMC 33.


Certamente o homem fisiculturista não é obeso e recebe a classificação de obesidade, demonstrando que a balança comum não é transparente em saúde, muito menos o IMC é fiel para obesidade.


Portanto, fazer um exame que calcula o peso e os principais componentes que resultam esse peso é indispensável na avaliação clínica atual.

A bioimpedância é uma corrente elétrica!






Você deve estar se perguntando: Se a bioimpedância é uma corrente elétrica, será que vai passar uma corrente de energia em mim? E a resposta é sim! A máquina consiste na passagem de corrente elétrica de baixa intensidade (500 a 800 µA) e de alta frequência (50 kHz) por um condutor, no caso, o corpo humano, ou seja, flui uma corrente elétrica de elevada velocidade e de baixa potência. Em outras palavras, a corrente elétrica que passa pelo seu corpo é tão levinha que você nem nota!


existem diferentes tipos de máquinas de bioimpedância



Sendo assim, quanto mais pontos de contato, em geral, melhores são as qualidades das máquinas. Nos últimos anos, a utilização desse exame se expandiu, contudo, a variedade de aparelhos comercializados tem gerado críticas sobre a validade das mensurações obtidas por aparelhos com tecnologias diferenciadas, o que poderia prejudicar a interpretação dos resultados, principalmente quando associados aparelhos bipolares (dois condutores de contato apenas em membros superiores) e/ou ( contato apenas nos membros inferiores) e tetrapolares (corpo inteiro: contatos ), deixando assim dúvidas quanto à reprodutibilidade, fidedignidade, confiabilidade e eficácia dos aparelhos.



Entenda como a máquina obtém os resultados


A corrente elétrica passa pelo corpo humano, em diferentes tecidos e órgãos, portanto, em diferentes tipos de resistências. Existe tecido mais condutor e tecidos menos condutores de energia, por exemplo, um tecido rico em água conduz mais (e apresenta menor resistência) do que outras com menor quantidade de água (com maior resistência). A diferença entre as resistências, que a corrente enfrenta nos diversos tecidos, é traduzida em valores, isto é, nos números que são registrados pela máquina.


Os tecidos magros (músculos) e líquidos são altamente condutores de corrente elétrica porque contêm grande quantidade de água e eletrólitos (apresentam baixa resistência).


Os tecidos “gordos” e os ossos são maus condutores e oferecem maior resistência elétrica.


Prepare-se para o seu teste!


Trata-se de um método prático, mas que pode ser influenciado por vários fatores, tais como: temperatura do local, realização de atividade física antes ao exame, consumo de alimentos e bebidas, menopausa, ciclo menstrual etc.


O teste deve ser realizado com:


  • Jejum de pelo menos quatro horas,

  • Sem atividades físicas por 12h,

  • Com abstinência alcoólica de 24h,

  • Preferencialmente sem uso de diuréticos por sete dias.

  • As mulheres devem realizá-la entre o sétimo e 21º dia do ciclo menstrual.

  • Existem, ainda, algumas condições que invalidam o exame, como a presença de próteses e patologias que cursam com retenção hídrica.


Fiz o exame, e depois?



O teste oferece uma estimativa de taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de caloria que você necessita para manter aquele peso. Dessa forma seu nutricionista pode programar uma alimentação balanceada dentro de um limite de caloria inferior ao proposto pela máquina, quando o objetivo é perder peso e superior ao da máquina, quando o objetivo é ganhar.


Além disso, o teste oferece a quantidade em quilos de músculo que aquele corpo possui e a porcentagem de gordura. O alvo de porcentagem de gordura, em homens, gira em torno de 12 a 20% e, em mulheres, entre 20 a 30%, para serem classificados como saudáveis.


Sendo assim, você pode levar esses resultados para seu educador físico para otimizar seus treinos se devem ser para ganho de massa muscular e definição, ou se deve focar em perda de gordura.


Fiz meu teste de bioimpedância em outra máquina e os valores não estão concordantes


É comum notar pequenas diferenças entre os resultados registrados por máquinas de diferentes modelos e empresas. Isso se dá porque a corrente emitida, nas distintas máquinas, podem diferir e resultar em valores divergentes.


Além disso, existem máquinas bipolares, tetrapolares e octapolares, que geram variação de resultados. Isso não desclassifica o exame, basta repetir o teste no mesmo aparelho.


Bom pessoal eu espero que tenham curtido esse conteúdo e que tenha ajudado a esclarecer muitas dúvidas. Não deixa de compartilhar conhecimento para seu amigos, pois podem estar com as mesmas necessidades e questionamentos.


Fiquem em paz e fiquem bem!

Beijos

Dra Lia Lima






Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle