Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Por que Estamos Adoecendo (4)? Dra Lia Lima Explica


Por que Estamos Adoecendo ?


A sobrevivência é a lei que rege a natureza humana. Sempre nos assustamos quando o assunto é a escassez de alimentos, energia ou qualquer comportamento que domine a vida, como doenças, assassinatos, entre outros. A impressão é de terror, pavor e medo.


Contemporâneo a isso é também a abundância, mas a isso não ficamos atentos porque o natural da espécie é estar alerta para aquilo que impeça a sobrevivência.


A sociedade moderna goza avanços quando o assunto é medicina. Muito evoluiu em conhecimento, medicações e tecnologia. Medicações e exames com preços mais acessíveis e atenção da profissão médica em prevenção como vacinas, exames e educação, prologaram a vida e hoje a espécie atinge idade avançadas e atingidas por poucos, na antiguidade.


Dessa forma, vocês concordam que deveríamos estar mais saudáveis? Então por que estamos tão doentes? Por que a diabetes, obesidade, Alzheimer, câncer, hipertensão e Parkinson, doenças auto imunes são doenças especuladas a só aumentar, nos próximos anos? O que estamos fazendo que vai contra o óbvio?


É simples, e eu vou explicar para vocês.


Papel e caneta na mão para você deixar de ser o óbvio e ir contra expectativa em adoecer, prevista na sua vida de forma precoce. Nessa postagem você vai aprender o que fazer, sem remédios, que podem prolongar a sua vida, através do conhecimento e atitudes a seu favor.


Estamos adoecendo pela soma de ignorância com irresponsabilidade pessoal.


A ignorância é a falta do conhecimento, e uma vez que você receber durante a leitura dessa postagem, você se torna corresponsável pela informação adquirida em relação ao o que você quer ser e usufruir da sua saúde.


A irresponsabilidade é derivada da negligência humana em viver o hoje, sem pensar nas consequências de amanhã, tomando atitudes que trazem prazer momentâneo, mas que são letais ao longo prazo.


Estamos doentes pela soma de (abaixo) -------> Onde encontrar orientação profissional?


Desidratação + ------------> medicina preventiva

Intoxicação em substancias + ------------> medicina ortomolecular

Má alimentação + ------------> medicina low carb / paleo

Hábitos letais+ -------------> medicina preventiva

Desajuste energético. -------------> medicina quântica



Falar de hábitos saudáveis parece mais uma postagem piegas.. uma postagem que informa aquilo que você adquire no Ensino Médio.. coisa já batida em vários outros sites e blogs..


Por que então uma escritora de ensino superior iria perder o tempo dela escrevendo sobre isso, e porque uma pessoa como você, que me segue e acredita nas minhas postagens estaria lendo? Existe relevância na postagem de hoje?


Só tem..


Sabe porque?


A m-a-i-o-r-i-a dos pacientes que buscam consulta com o médico endocrinologista não estão buscando realizar mudança de hábitos. A maioria busca realização de exames de triagem e rastreamento de doenças e uso de medicações.


Olha que insensatez..


Antes de chegar ao médico, o paciente já deveria realizar exercícios rotineiramente e buscar comer bem, somente com isso estabelecido e sem sucesso na saúde, que a busca de doenças que deveria ser realizada.. Faz sentido?


O que acontece é que atropelamos os "steps" corretos para alcançar saúde..


Primeiro você faz sua rotina da saúde.. se não alcançar é que você vai atrás de saber se dá alguma disfunção.


O paciente chega ao consultório fazendo nada por ele mesmo.. comendo errado, dormindo mal, sobrecarregado de compromissos e responsabilidades, ansioso, nervoso, preocupado, agitado, sedentário e buscar pedir para fazer um "check up", com a certeza que fazendo isso ele está sendo compromissado com a saúde dele (que paradoxo!)...


Aí fica fácil achar doenças em pessoas assim, concordam? E são a maioria das pessoas...


Ao começar uma consulta eu pergunto:


"Em que posso te ajudar?"


Alguns respondem:


"Quero fazer um check up"

"Quero emagrecer."

"Emagrecer, né?"

"Tenho tal doença e quero saber como está."

Eu respondo:


"E o que você está fazendo para obter esse resultado: seja emagrecimento, controlar tal doença ou prevenir doenças?"


Eles respondem muito cinicamente:

"Ué, nada! Estou aqui pra você me dizer como.."


Como se a responsabilidade fosse unicamente minha e que talvez, somente com exames na mão e receita de medicações que se pode alcançar aqueles objetivos (controle de doenças, emagrecimento, saúde)..


Eu me pergunto: E o restante, gente?


Então é hora de falar do básico para esse povo.. Eles precisam DESPERTAR! O seu corpo não é meu e sua saúde é responsabilidade SUA e dos profissionais que você busca orientação.


SEDENTARISMO

A OMS (Organização Mundial de Saúde) alerta que a população mundial está sedentária e que a incidência é elevada, cerca de 24% da população, sendo que quando o assunto é o Brasil, esse índice é maior.


O sedentarismo não faz sentido, aliás é ir contra a fisiologia do nosso corpo.

Nós temos músculos e ossos feitos para que possamos nos movimentar.. ficar parado é contra a natureza e a organização humana, fazendo com que o sedentarismo leve à doenças, lógico.


O que faz as pessoas se tornarem sedentárias? A falta de prioridade, que você lerá esse tópico a seguir e a preguiça.


A preguiça é algo natural do ser humano. Todos nós sofremos de preguiça. A preguiça é o sentimento de proteção para que o ser humano não sinta-se motivado a gastar a energia dele a todo momento, fazendo ser gasto somente no momento apropriado. O problema é que o momento apropriado nunca chega (é adiado, é negado, é justificado) e a energia armazenada se acumula.


A prática de exercícios físicos tem elevado poder em aumentar o tempo de vida e a qualidade de vida daquela pessoa.


Entre os melhores exercícios, sugiro sempre um mix de cardiovascular (aeróbico) com uso de cargas (anaeróbico).



SONO SEM ORDEM



Os seres vivos se adaptam à alternância diária da luz, num processo que dura 24 horas.

A esse comportamento rítmico e continuado dá-se o nome de ciclo circadiano.

Todos os seres vivos dormem, acreditam? Inclusive as plantas.

O sono é comum em quase todos os seres vivos, porém, cada espécie, têm suas particularidades.


"Portanto, sem o sono não há vida."


Apesar do sono ser fonte de estudo há muitos anos, pouco se sabe sobre sua função e diversas são as teorias a respeito.


Ele ocupa um terço do tempo de nossas vidas e se divide em cinco fases.


A primeira fase é o período de sonolência. As ondas, observadas no estudo neurológico de eletroencefalograma, são de baixa amplitude, chamadas ondas teta.


Em seguida, com a mudança no padrão das ondas para ondas longas e de elevadas amplitudes, chamadas de ondas delta, dá-se o início da segunda fase do sono.


A terceira fase seria a manutenção das ondas deltas e manutenção da contração muscular, pois não há total relaxamento.


A quarta fase é de sono profundo, quando há uma dificuldade em acordar, as ondas deltas são longas e lentas, ocorre o relaxamento muscular e uma redução de 20% a 30% na velocidade da respiração e na frequência cardíaca. É o sono repousante, de reabilitação física, o sono de ondas lentas.


A quinta e última fase é de sono REM (Rapid Eye Movement), em que as ondas cerebrais são semelhantes às de um indivíduo acordado, com frequência cardíaca, respiração e pressão arterial aumentadas, porém com o relaxamento muscular mantido. É uma fase paradoxal e foi um marco na medicina, uma vez que nesta fase o indivíduo encontra-se dormindo, sem o estímulo da luz, porém com o cérebro em intensa atividade. Nesse período, observa-se o movimento rápido dos olhos.


Todas as fases do sono podem repetir por mais três a quatro vezes ao longo do repouso.


Durante as fases do sono há produção de hormônios, que são secretados em horários específicos do sono, repetindo a cada 24 horas. Sendo assim, estar acordado nos momentos de produção e secreção hormonal, ao longo de um tempo continuado, leva a disfunções e doenças.


O nosso corpo funciona corretamente indo deitar-se entre as 20 – 22:00 horas e levantando-se entre as 5:00-7:00 horas da manhã. Se você não segue esse padrão, certamente antecipará de doenças.

PRIORIDADES INSENSATAS

Gostaria de deixar registrado alguns casos reais para provar para vocês, leitores, seguidores e/ou pacientes que isso existe, e pode ser você...

A mulher que estava cansada de lutar na perda de peso.

"Dra, eu já fiz de tudo pra perder peso. As medicações não funcionam, não aguento mais fazer dieta.. estou sinceramente, para desistir de tudo.."

A questão não é desistir em perder peso, a questão é o abandono com a pessoa, com o ser humano, com a saúde. É o abandono às boas escolhas, ao compromisso com a saúde e com a vida.


Nunca mude seus hábitos no propósito unicamente em perder peso. Perder peso nunca foi e nem deve ser uma meta. Perda de peso é a forma que o corpo responde, com gratidão, ao funcionamento adequado do corpo. Antes disso estava um caos.


Atenção: isso só ocorre quando se emagrece com boas escolhas alimentares, ajuste metabólico e bons hábitos de vida. Se a perda de peso for realizada por doenças, dietas radicais e medicações inapropriadas o resultado é re-ganho dobrado de peso, pois a saúde não foi alcançada.


Mas voltando ao caso, da mulher que fazia exercícios rotineiramente, comia com escolhas inteligentes mas não estava emagrecendo, ela entendia que o foco era a perda de peso. Somente aquilo poderia deixa-la feliz.. e quando não conseguia, cobrava-se e julgava-se uma fracassada, a ponto de desistir de si mesma..


Curioso é que essa mulher era uma vencedora, pois as pessoas que conversam com a outra quando perde peso, elas querem saber qual o remédio que ela fez uso, mas não querem saber do resto.. porque o resto é o mais importante. Porque sem o resto, não se consegue nada.


Aquela mulher era uma vitoriosa e só faltava fazer uns ajustes metabólicos, fiz as orientações àquela mulher, motivei e ela voltou a perder peso, mas por pouco, ela abandonou a si mesmo.

Prioridades...

A redução do peso não pode ser a prioridade para quem quer ser saudável.. é o contexto geral.

O homem que falou que só ia fazer dieta e exercícios no mês determinado

Outro caso foi quando perguntei ao fulano quando ele iria começar a mudar a vida, sua transformação, sua mudanças de hábitos. Não adianta o médico querer isso para o paciente, não adianta seus familiares quererem, o que adianta é o que ele quer.


"Ele respondeu: só no mês X"

Não existe dia para começarmos a nos amar.. não existe prazo pra você fazer as coisas por você, comece hoje! Provavelmente esse rapaz estava cheio de prioridades, todas elas mais importantes do que ele mesmo. Sempre tento trazer essa reflexão e esse despertar aos meus pacientes em sala de consultório, mas algumas pessoas são tão racionais e estão tão determinadas a viver de prazos, pontos, metas e contas que esquecem do principal: a pessoa que vai fazer todas essas coisas, ele mesmo.


A filha que tinha os pais doentes

A mãe que cuida dos filhos pequenos

A pessoa que não tem tempo

Todos os casos acima são situações de abandono a si mesmo, o ser humano mais importante nesse universo, VOCÊ.


Se você não cuida de você, certamente você está um caco, então me diz como você pode cuidar bem de alguém?

Eu entendo que amamos nossos pais, nossos filhos e que somos compromissados com que aceitamos fazer, mas antes de tudo isso vem você. E isso não é questão de ser egotista, pelo contrário isso é ser generoso!

TABAGISMO


A OMS ainda alerta que ainda vivemos uma epidemia global de uso de tabaco e que ela mata mais de 7 milhões de pessoas todos os anos, entre fumantes e fumantes "de tabela".


No Brasil a incidência de uso de tabaco ainda é elevada, e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), 428 pessoas morrem por dia no Brasil por causa do tabagismo. Segundo eles, 12,6% de todas as mortes registradas no país são atribuíveis ao tabaco. Ao todo, 156.216 mortes poderiam ser evitadas todos os anos caso o uso do tabaco fosse eliminado.


check list de hoje, se você deseja ficar longe de doenças e viver melhor:


1- Realize exercícios de rotina

2- Durma cedo e acorde cedo

3- A prioridade é você

4- Não fume


Espero que tenham gostado, que deixem os comentários de vocês e que compartilhem essas dicas pro seu colega que precisa.

Fiquem com Deus,

Beijos

Dra. Lia Lima



Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle