Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Dieta e Anabolização como Estratégia para Hipertrofia. Dra Lia e Dr Diego Explicam.


Pessoal essa postagem foi realizada com contribuição do nutricionista Diego Lima CRN 44435 leiam com amor.

DIETA E ANABOLIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA HIPERTROFIA


Antes de começar essa postagem, alguns conceitos se fazem necessário.


Vocês leram o título? Vocês entenderam o que é anabolização e hipertrofia?


A galera da academia sabe bem esses conceitos, mas as outras tribos nem tanto. Então vamos aos conceitos e traduzir esse titulo

O que é catabolismo e anabolismo?


O metabolismo é o equilíbrio das reações de anabolismo e catabolismo.


O metabolismo é a maquinaria do seu corpo, ora ela está queimando, destruindo ou usando algo, ora ela pode estar construindo, somando, criando algo.


Tudo que se refere a consumir, usar, degradar, destruir está relacionado ao catabolismo.


Tudo que se refere a construção, criação, soma, está relacionado a anabolismo. Na verdade, quando o assunto é maquinaria humana, o catabolismo e anabolismo ocorrem em sincronia, juntos, e o saldo final é que vai definir qual o efeito.


É como se fosse uma conta bancária. Se há adição de dinheiro, armazenamento de dinheiro, o saldo é positivo e a conta fecha em anabolismo. Se ocorre uso do dinheiro, gasto, transferência, o saldo é negativo e a conta fecha em catabolismo.


Portanto anabolizar é criar, crescer, aumentar. No caso do corpo, o cabelo pode sofre anabolismo, a gordura também, os ossos em crianças, mas o mais comum é associar anabolismo a crescimento muscular, denominado de hipertrofia, através das reações químicas promovidas por hormônios sexuais.


Voltando então ao título, Dieta e anabolização como estratégia para hipertrofia, pode muito bem ser traduzido para: A alimentação e uso de hormônios podem ser uma alternativa para aumentar a massa muscular?


O primeiro conceito que precisa ficar nessa postagem é:


Se você quer um corpo definido, abra mão dos hormônios, mas nunca abra mão da alimentação e dos exercícios de musculação, pois sem ele, o uso de hormônios se torna prejudicial.


Essa postagem serve para as pessoas que já perderam peso e que estão pensando em definir o corpo, pois as estratégias alimentares propostas nessa postagem podem causar ganho de peso em pessoas que sofrem de obesidade, sem controle do peso. Após e durante a perda de peso de uma pessoa obesa é essencial a construção de massa muscular, pois perder peso apenas reduzindo a massa de gordura afasta a possibilidade daquele indivíduo sofrer de “efeito sanfona”, uma vez que quanto mais músculos no corpo, o saldo do metabolismo costuma ser mais catabólico que anabólico.


Idosos que perdem bastante músculos precisam seguir outra estratégia alimentar, mesmo precisando aumentar a massa muscular.


A primeira pergunta que não quer calar é:

Uma pessoa é capaz de definir o corpo apenas com um trabalho de ajuste alimentar e treinos supervisionados?


A resposta é que Sim, e é o mais indicado, deve sempre ser tentado, salvo se você for portador de alguma deficiência hormonal.


A construção de músculos é como construir uma casa: você precisa do pedreiro, do cimento e das ferramentas. No caso se músculos, o pedreiro é o exercício físico, o cimento é a alimentação e as ferramentas são os hormônios e vitaminas.

Anabolização hormonal é a mesma coisa que Modulação hormonal?


Anabolização hormonal é fazer altas doses de hormônios sexuais para fins estéticos. Para alcançar a anabolização é sempre necessário a administração de elevadas doses, que são além dos valores de segurança humana. Sendo assim, anabolização hormonal não é um tratamento para nenhuma doença, e sim uma estratégia utilizada por pessoas que querem o corpo hipertrofiado usando doses comprovadamente arriscadas a saúde.


A modulação hormonal se dá quando a pessoa corrige os valores hormonais, sempre respeitando os limites de normalidades. Portanto, a finalidade da modulação hormonal é adicionar doses hormonais seguras, mantendo os limites de referências ligados a saúde.


Não há obrigação em modular os pacientes, pois pode não se tratar de uma causa de deficiência de hormônios, porém caso haja sintomas clínicos, sua indicação pode ser feita com segurança.

Existem efeitos colaterais com uso de hormônios na anabolização ou na modulação?


Sim, em ambos os casos (anabolização ou modulação) os efeitos colaterais são possíveis e depende da pessoa, não dá para predizer. Existem pessoas que consomem doses pequenas de hormônios e os efeitos podem ser devastadores. Somente saberemos se o indivíduo vai desenvolver esses efeitos durante sua experiências.


Os efeitos colaterais mais comuns em mulheres são acne em face, pescoço e dorso, sudorese de axilas, voz de timbre mais grosso, clítoris aumentado.


Nos homens as principais queixas são: acne, queda de cabelo em região de calvície masculina, aumento de mamas (ginecomastia), dores e nódulos em mamas, infertilidade, impotência.


Como é a base de uma alimentação de uma pessoa que deseja aumentar massa muscular?


Em geral é necessária uma dieta com excesso de caloria, sendo que essa caloria é fortalecida em carboidratos complexos, gorduras poli-insaturadas e proteínas de alto valor biológico.


O total de caloria fica em torno de 40-50 kcal para cada quilo de peso do indivíduo.


Por exemplo, uma pessoa de 60kg deverá consumir entre 3000kcal/dia sendo que dessas calorias, 1,5 – 1,8g/kg de peso dessa pessoa deve ser em proteínas, ou seja, cerca de 90-100g/proteína/dia.


Vale lembrar que uma dieta que ajuda de detoxicação (eliminação de toxinas), é importante nesse processo.


Ai que entra o nutricionista, para fazer todos esses cálculos para você, sugerindo os melhores horários, adaptando seu paladar e dando alternativas de acordo com a vida que você leva, sugerindo suplementos e não deixando de lado os outros nutrientes e vitaminas de acordo com a sua necessidade e metas.


Tem mais, as dietas durante os treinos não podem ser engessadas, rígidas e fixas, pois elas podem variar com o tipo do treino e do tipo de objetivos.

Como se faz a suplementação e como?


A indicação de suplementação só se faz necessária quando o indivíduo não está alcançar os valores dos nutrientes necessários através da sua dieta habitual. Entre as proteínas que podem ser indicadas são o Whey protein (soro hidrolisado do leite de vaca), caseína (proteína isolada do leite de vaca), albumina (proteína isolada do ovo).


Os estudos com a L-carnitina são controversos em efeitos na hipertrofia.


A glutamina é um aminoácido que possui pouco efeito quando o interesse é hipertrofia, pois seriam necessário altas doses dessa substância, perdendo espaço para outras opções.


Você pode assistir essa LIVE realizada no FACEBOOK, onde há interação das pessoas e tira dúvidas clicando nesse link.


Aproveite e curta o canal, assista mais vídeos e se inscreva!


Espero que tenham se divertido por aqui nessa postagem, que compartilhem, comentem e deixe sua observação se esse conteúdo te ajudou ou não.


Fiquem com Deus, em paz e fiquem bem.

Beijos


Dra Lia Lima - Endocrinologia e Metabologia

Dr Diego Lima- Nutricionista do Esporte e Oncologia

Se você curtiu esse artigo, não deixa de compartilhar com seus amigos.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle