Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Entenda Como Funciona um Sono Reparador Por Dra Lia Lima



9 hábitos cruciais para um sono recuperador.


Você sabia que todos os seres vivos passam o dia sob consciência e dormindo sobre domínio da inconsciência? Isso acontece por que essa é a forma correta que deveria ocorrer com todos os seres humanos.


Quando estamos acordados acessamos a mente consciente e a mente inconsciente, nessa mesma fase é que se abusa da máxima performance do corpo. Quando estamos dormindo a mente consciente é desativada e o cérebro tem acesso apenas a mente inconsciente. O corpo esta em repouso durante o sono, no entanto, nessa fase há a maior excitação cerebral.


Olha que interessante mesmo dormindo o cérebro encontra-se em plena atividade cerebral!


É durante o sono que recuperamos corpo, a mente e a alma. O que a alma faz nesses períodos, aí é outro assunto, apesar de você saber independente da sua relação que você é um corpo, pensante permitindo a presença de uma alma viver na terra. Você é corpo, mente e alma. Entretanto a vida moderna trabalha contra a necessidade e ao respeito ao sono e contra os conhecimentos dos poderosos poderes que o sono permite.


Os estudos descrevem que a maioria dos benefícios aderidos do sono ocorre em cerca de 7 a 8 horas de sono. Claro que isso serve para maioria das pessoas e você não é maioria.

Seu DNA é único e nunca houve nenhum igual antes na natures, então pode ser que no seu caso menores ou maiores horas de sono podem ser suficientes para sua recuperação.


Os benefícios de um bom sono são:

  • Controle de apetite.

  • Recuperação de energia.

  • Alerta ao longo do dia.

  • Energia abundante.

  • Humor sob controle.

9 hábitos positivos inspirados na medicina Ayuverda para induzir um sono repousante.


1-) PREPARE-SE


Somente deite na sua cama para ir dormir com esse objetivo e não para ler, estudar ou conversar.

Não vá dormir sem resolver suas pendencias em sentimentos, pois isso pode influenciar a recuperação do seu sono, influenciar seu sonhos e atrapalhar a programação da sua alma.


2-) PROGRAME


Vá dormir no mesmo horário todos os dias. Isso ajuda ao equilíbrio e ordem do seu ciclo circadiano. O ciclo circadiano é o tempo de 24 horas que cicla entre o turno da dia e noite, cujo os hormônios obedecem um padrão de secreção.


3-) INDUZA


Não esqueça que naturalmente seu sono é induzido pelo hormônio chamado melatonina. Que tal você ajudar seu corpo nessa indução?


A melatonina é produzida no hipotálamo, uma glândula cerebral, que induz o sono. A melatonina é secretada no momento em que a luz do sol se põe e sua formação se dá a partir do triptofano, uma aminoácido encontrado em oleaginosas e banana.


Assim, fica fácil de entender que comer uma banana a noite, pode ser uma atitude inteligente, mas já digo que prefiro as oleaginosas.



4-) AS DUAS HORAS PRECIOSAS


Seu sono começa 2 horas antes de você comparecer a sua cama pra dormir. você vai entender melhor a medida que continua a leitura.


Finalize suas atividades de trabalho e responsabilidades pelo menos 2 horas anteriores a sua hora de sono. Isso inclui atividades não apenas de trabalho profissional, mas inclusive trabalho de casa, de maternidade, alimentar e outros.


5-) ALIMENTE-SE


Alimente-se pelo menos 2 horas antes do seu horário de retirar-se para dormir, pois não faz sentido dormir se seu corpo está processando a digestão.


O sono natural é dormir estando em jejum, pois você passa a maior parte do sono em jejum e não se preocupe em ter que comer antes de dormir, pois o seu corpo já sabe guardar energia para o sono.


Os hormônios secretados durante o sono em pessoas que não sofrem de distúrbios do sono são vários, incluindo a secreção de hormônio da saciedade e não o da fome.


Você só acorda com sono por que no fim do ciclo do sono há liberação de hormônios que induzem a fome. O correto é ir dormir sem fome e acordar com fome, e não o inverso, que ocorre em muitos que sofrem de um sono reparador.

6-) ILUMINE


Use apenas luzes indiretas da cor amarela ou vermelha, cerca de 2 horas antes do sono. Essas cores ajudam a induzir o relaxamento e estado mais tranquilo.


6-) APAGUE


No momento que você nota que vai dormir, programe seu quarto todo escuro, o mais escuro possível! Inclua cortinas nas janelas, desligue as luzes vermelhas de aparelhos eletrônicos e afaste-se do seu celular, pois as ondas emitidas por ele influenciam as ondas eletromagnéticas do seu bom sono.


8-) MUSICALIZE


Baixe o volume de sons ou ouça música clássica lentas em baixo volume durante essas 2 prévias horas. (Essa dica permite que ative frequências cerebrais de relaxamento que induzem ao sono)

Relaxamento significa reduzir a estimulação externa, facilitando o trabalho do hipotálamo (local de regulação do sono) na promoção de um sono o mais natural possível.


9-) INDUZA


Beba chás indutores do sono nessas 2 horas. Que você pode ler nesse link aqui.




Por fim..


Aqui estão dicas aparentemente simples de praticar que convergem para se estabelecer associação do cérebro com corpo, mente e espírito a regular o bio-ritmo natural do funcionamento humano, que é o sono.


Essas mudanças podem trazer benefícios para o resto de sua vida.



Por fim, agradeço a confiança de vocês, seguidores, leitores, familiares, amigos e pacientes e desafio a experimentar essas dicas por 15 dias para você observar resultados positivos e não deixar de me documentar com suas observações, pois o interesse é te ajudar.


Pessoal se você gostou dessa postagem, não deixe de compartilhar com seu amigo ou sua pessoa querida.

Deus te abençoe e fique em paz!

Dra. Lia Lima


​​




​​​​​​​​








Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle