Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

5 Top Dicas De Comidas Pro Verao [Na Low Carb e Com Receitas Inclusas]

5 Top Dicas De Comidas Pro Verão se mantendo na Low Carb

Você é daqueles que adora o verão? Daqueles que fica bem mais disposto com a presença do sol e em temperaturas mais elevadas? Ou será o contrário, você fica melhor com temperaturas mais amena e o calor altera seu humor, sua pele, sua disposição e sua fome?

É bem comum que variadas pessoas alterem o paladar durante o verão e apresentem maiores restrições de certos alimentos, assim como a demanda aumentada para outros.

É por causa dessa situação que resolvi criar essa postagem, no intuito de orientar vocês a entenderem o que se passa no seu organismo, quando as temperaturas estão elevadas e quais os alimentos inteligentes para se consumir.

1ª dica: EVITE REFEIÇÕES COPIOSAS

Evite ingerir alimentos em grandes quantidades. Digo isso por que quando estamos sob o calor, o corpo precisa irrigar mais a pele para levar mais água e manter a variação de temperatura do ambiente e corpo, estável. Dessa forma a água é o diamante do verão.

“Beber bastante água resulta em controle da temperatura e evita efeitos adversos.”

Quando comemos em demasia, ocorre aumento da necessidade de aporte de sangue para auxiliar o processo de digestão dos alimentos no estomago. Ora, se já precisamos de água direcionada para pele, não parece certo desvia-la para digestão.

Comer muita comida desvia a distribuição de água no corpo, sendo que no verão, essa distribuição é diferente do inverno.

O desvio de água para o sistema digestivo leva a sensação de “empaixamento”, diminuição da concentração e letargia.

Procure consumir alimentos em pequenas porções e que possam proporcionar, ainda, a saciedade.

2ª dica: PREFIRA ALIMENTOS FRIOS E LEVES

Os alimentos frios ajudam na manutenção da temperatura do corpo e não exigem tanta demanda de água para sua digestão.

No entanto há alimentos frios que são desastrosos como o sorvete, picolé e geladinhos. Esses alimentos são ricos em caloria vazia, alimentos que contém muita energia e pouco nutrientes. Além disso, são alimentos ricos em gordura hidrogenada, corantes e açucares coisa que não é do seu interesse ingerir.

Os alimentos frios, de fácil digestão e saudáveis são os peixes, mariscos e frutos do mar, os legumes, verduras e alguns pratos famosos, servido frio. Algumas dicas desses alimentos são: Salpicão Low Carb, Sashimi com salada crua, Ceviche Low Carb. Picolés artesanais de frutas são uma excelente opção refrescante, bonito e que podem ser servido ás crianças.

As receitas do Salpicão e do Ceviche Low Carb estão no final dessa postagem.

3ª dica: EVITE ALIMENTOS QUENTES

Quem aqui não está associando o verão aos churrascos na piscina ou espetinho na praia? Pois é! Apesar de saboroso, o consumo de alimentos quentes não é uma boa ideia para o funcionamento adequado do seu corpo, quando se estabelece altas temperaturas climáticas.

Alimentos consumidos quentes causam maior desvio da água do corpo para digestão, desequilibram o sistema de regulagem da temperatura do corpo e leva a sensação de letargia e lentidão. Não estou dizendo que está proibido o churrasco no verão, mas que consumir alimentos quentes e de difícil digestão não é bom pro organismo se adaptar. Sendo assim, que os churrascos e alimentos quentes sejam menos frequentes. Fazendo isso, você já está ajudando seu suado corpinho.

4ª DICA: HIDRATE-SE E EVITE SUCO DE FRUTA.

A necessidade de maior ingesta de água já deve estar bastante clara pra você que leu essa postagem até aqui. No entanto, há quem pense que a hidratação pode ser feita através de sucos de fruta.

Os sucos de frutas sejam eles encaixotados ou naturais oferecem grande quantidade de açucares e se você é adepto ao estilo Low Carb de viver, o consumo desse tipo de carboidrato e em forma de suco não é inteligente.

As frutas são ricas em um carboidrato simples conhecido como frutose. A frutose facilmente se transforma em glicose e rapidamente atingem o interior das suas células do corpo. Devido sua facilidade de digestão, o consumo de frutas leva a fome recorrente e não é interessante consumir alimentos que ativem a fome.

Ainda bem que existem frutas que são pobres em frutose na sua estrutura e são elas que você vai preferir consumir, citados no item seguinte!

É importante lembrar que os sucos industriais além de apresentarem a frutose das frutas, apresentam sacarose ou adição de outros tipos de carboidratos. Não satisfeitos com essa desvantagem, também apresentam compostos químicos, em seu interior, como aromatizantes, estabilizantes do sabor, corantes para ser mais atrativo o consumo e aumentar as vendas.

Portanto fique esperto!

TEM E-BOOK GRATUITO DE CARDÁPIO LOW CARB, BAIXE AQUI E COMECE A SUA EXPERIENCIA!!

5ª DICA: OPTE POR FRUTAS LOW CARB GELADAS

As frutas pobres em frutose são: Morango, Kiwi, Melão, Limão, Coco, Abacate, Maracujá, Acerola e os Berrys como Frambroesa, Amora e Mirtilo.

Brincar com essas frutas para criar pratos bonitos e saborosos, e por cima, gelados parece ser uma super mega sugestão!

Além dos sucos dessas frutas, sem adoçante, ou água saborizada, ou do picolé artesanal já citado acima, há quem opte por criar os famosos smothies.

Os smothies são batidas dessas frutas com gelo e iogurte. A mistura desses ingredientes cria uma bebida rica em proteína, fibra e pobre em açucar, causando uma baita de uma saciedade.

O SEGREDO É HIDRATAÇÃO

Por fim, se você leu a postagem até aqui, já entendeu que as escolhas inteligentes para uma alimentação funcional, no verão se deve ao objetivo do corpo em conter a água para utiliza-la na manutenção da temperatura do corpo estável.

Se você não tem água suficiente, a água presente no seu corpo será destinada para primeira função do seu DNA: SOBREVIVER.

Para sobreviver é necessário que você elimine as toxinas acessadas através da respiração e alimentação. O restante da água segue para manutenção e funcionamento do corpo, e se sobre água, aí sim, haverá o uso dessa sobra para aceleramento da sua engrenagem, ou seja, do seu metabolismo.

Não há reações químicas no interior do corpo sem a participação do H2O (estou generalizando), portanto, se falta água, ela será desviadas para as principais funções que levam a manutenção da vida, e o restante reduz de funcionamento.

Portanto, se há uma mensagem importante pra te passar em toda essa postagem de hoje é: beba água. Se for verão, beba o dobro!

RECEITA DE SALPICÃO LOW CARB

Ingredientes:

  • 1/2 repolho roxo;

  • 1/2 xícara de cenoura ralada;

  • 1 1/2 xícara de frango desfiado;

  • pimentão em cubos a gosto;

  • 150 ml de iogurte

  • temperos a gosto;

  • 1 limão espremido.

Modo de preparo:

Cozinhe o frango e desfie normalmente. Reserve. Cozinhe o repolho rapidamente (por 2 ou 3 minutos) em uma panela com água fervente. Escorra e reserve. espere esfriar e misture com a cenoura ralada, pimentão e frango desfiado. Adicione temperos da preferência a gosto, como sal, pimenta e ervas. Adicione o iogurte de kefir, o limão espremido e misture bem. Leve para gelar e sirva

RECEITA DE CEVICHE LOW CARB

Ingredientes:

500 gramas de peixe fresco de sua preferência. Também dá para usar camarões ou misturar peixe e camarão. 1 cebola roxa grande 1 pimenta dedo de moça Meio pimentão amarelo ou vermelho 2 limões sicilianos Shoyu light (a versão light não contem açúcar mas tem mais sal) Cebolinha verde Sal

Modo de preparo:

1.Corte o peixe em cubos de aproximadamente 2 cm, coloque em um refratário médio. 2. Corte a cebola roxa em meias rodelas. 3. Pique a pimenta em pedacinhos muito pequenos 4. Pique o pimentão em cubinhos pequenos. 5. Pique a cebolinha verde em pedacinhos

6. No refratário, misture todos os ingredientes picados. 7. Esprema o suco dos limões usando a mão ou um espremedor para separar as sementes. 8. Adicione o shoyu à gosto 9. Prove o molho e acerte o sal. 10. Cubra com plástico filme e leve a geladeira para marinar por 1 hora.

Espero que verdadeiramente, vocês tenham gostado. e se gostou, não deixa de compartilhar, pois conhecimento é material que faz mudar comportamento e ajuda a transformar as pessoas a serem melhores!!

Eu acredito nisso!

Fiquem com Deus, e em paz.

Beijos

Dra Lia Lima

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle