Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Falência Mitocondrial Existe?


ENVELHECIMENTO NATURAL, EXISTE?


O grupo da terceira idade, no Brasil, até o ano vigente, engloba a população acima de 60 anos. É até desconfortável chamas uma pessoa acima de 60 anos de idosa, uma vez que encontramos cada vez mais uma geração de pessoas que previnem e controlam doenças, assim como praticam bons hábitos de vida apresentando idade menor que apresenta, como também dão um show de disposição, energia e alto astral.


Portanto, quando venho abortar o tema emagrecimento na terceira idade quero apenas me referir aos aspectos fisiológicos que essa fase da vida apresenta, nada relacionado a ser ou não velho, seja na aparência, saúde ou qualquer outro aspecto.


Sabemos que a fase de desenvolvimento humano ocorre desde que somos uma célula até aos 23 anos. A partir da nossa formação que nosso metabolismo é o mais veloz e a medida que ganhamos dias, meses, anos é que vamos reduzindo a velocidade da engrenagem da maquinaria do nosso corpo, ou seja, do famoso metabolismo.


Entre 23 e 25 anos que o corpo humano deixa de se desenvolver e entra para fase de estabilização, uma vez que ele está pronto para procriar até atingir a fase de não procriação.


Estou falando das fases de funcionamento da vida que se inicia com a formação e desenvolvimento, que vai de zero até 25 anos, fase de procriação até 45 anos e então a redução hormonal, manifestando-se com a menopausa na mulher.


O envelhecimento é algo universal, não há como evita-la! O que podemos, e devemos fazer é retardar a velocidade de envelhecimento e saber passar por esse processo com qualidade, para viver de forma intensa o mais duradouro possível.


Afinal, viver bem é bom demais!

ENVELHECIMENTO E A FALÊNCIA MITOCONDRIAL, OI?


O envelhecimento celular e o retardo metabólico ocorrem à medida que reduzem as quantidades de mitocôndrias no interior das células.


As mitocôndrias eram bactérias que viviam livres até que encontrarem um ambiente favorável para viver, que seria junto a um líquido rico em alimento, protegido por uma membrana ao seu redor. Nascia aí o projeto de uma célula humana.


Na teoria, a célula humana é uma organização complexa, possuindo no seu interior um núcleo que armazena o DNA humano e ao seu redor, o citoplasma onde entram e saem substancias, como apresenta também estruturas fixas como as organelas, que funcionam como se fossem estruturas de uma maquinaria que funciona em harmonia.


A mitocôndria é uma organela, sendo que seu diferencial é que ela era uma bactéria que vive em harmonia com cada célula. Essa harmonia se chama simbiose.



Somente como curiosidade, todas suas mitocôndrias são advindas unicamente da sua mãe, pois como você já aprendeu, essa organela é única e tem um DNA próprio, que não depende do DNA da sua mãe e pai. A mitocôndria é simplesmente a mitocôndria. Única. Que estava no ovulo fecundado da sua mãe e que gerou todas as outras mitocôndrias do seu corpo.





A função da mitocôndria é oferecer energia para as células. Ela transforma a glicose (o carboidrato) ou o ácido graxo (a gordura) em ATP (adenosina tri fosfato) que é a energia a ser consumida no corpo. A mitocôndria é o carvão, o oxigênio é o açúcar ou gordura e o fogo é o ATP.


As células que mais possuem mitocôndrias são as células que mais gastam energia, como os músculos do coração, músculos para deambulação (locomoção), o tecido hepático (fígado) e os neurônios. A medida que perdemos mitocôndrias, perdemos a oferta de ATP, e aquela demanda que antes era utilizada, já não será conquistada mais, sendo assim, as células são classificadas como células mais velhas e de menor metabolismo.


Portanto, o envelhecimento está diretamente relacionado com a perda mitocondrial, no interior das células.

COMO PROMOVER O ANTI ENVELHECIMENTO?


O envelhecimento celular ainda é pouco conhecido, mas há muitos artigos publicados sobre o assunto relacionando com a falência mitocondrial. Infelizmente, novas descobertas relacionadas a isso progridem em velocidade lenta.


Portanto relacionar o envelhecimento com perda mitocondrial não é nenhuma besteira e sim uma proposta que ganha cada vez mais abrangência e atenção.


As possibilidades de evitar a falência mitocondrial é evitar a inflamação no organismo. Sabe como?

Através de 5 medidas mágicas:

  1. Eliminação de toxinas

  2. Ingestão de água

  3. Pratica de exercícios físicos

  4. Sono de qualidade

  5. Boa oferta nutricional

Sabemos que os 5 itens acima não são mágicos. E parece bem simples e até insistente em todas as postagens reiterar em bons hábitos de vida, sem necessariamente atribuir uma medicação mágica para retardar o envelhecimento e ganhar mais saúde e qualidade de vida. Isso acontece porque a minoria da população não realiza as 5 atividades acima! E você, é minoria ou maioria?



ELIMINE AS TOXINAS


A eliminação de toxinas se dá essencialmente consumindo alimentos orgânicos e evitando industrializados.

Leia mais sobre as toxinas no vídeo que relato por que estamos doentes? Aqui.

Ou nessa postagem completa Aqui






ÁGUA


Nada mais lógico que consumir a água para que as toxinas sejam eliminadas, dentre outros fatores atribuídos a água no corpo, leia na postagem aqui sobre isso.







SONO


Existe uma super postagem sobre 9 medidas para um sono de sucesso no post aqui!

E sobre os melhores chás para ajudar no sono Aqui

ALIMENTAÇÃO RICA EM NUTRIENTES, FORTE E INTELIGENTE


Sem dúvida a redução dos excessos de carboidratos, em especial os carboidratos industriais e quem sabe pensar na possibilidade de reduzir carne vermelha?

Te explico tudo aqui.


Espero que você tenha gostado. Se sim, compartilha e me fala sua opinião!


Beijos

Fiquem com Deus



Referencias:

BORGNE‐SANCHEZ, Annie; FROMENTY, Bernard. Mitochondrial Dysfunction in Drug‐Induced Liver Injury. Mitochondrial Dysfunction Caused by Drugs and Environmental Toxicants, p. 47-72, 2018.

BRAND, Martin D.; NICHOLLS, David G. Assessing mitochondrial dysfunction in cells. Biochemical Journal, v. 435, n. 2, p. 297-312, 2011.

LANE, Rebecca K.; HILSABECK, Tyler; REA, Shane L. The role of mitochondrial dysfunction in age-related diseases. Biochimica et Biophysica Acta (BBA)-Bioenergetics, v. 1847, n. 11, p. 1387-1400, 2015.

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle