Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Quem Pode Fazer a Cirurgia Bariátrica

01/12/2019

•••

 

QUEM PODE FAZER A CIRURGIA BARIÁTRICA?

 

A cirurgia bariátrica é um procedimento cirúrgico que tem o objetivo de reduzir o peso para aquelas pessoas que não tiveram sucesso na terapia clínica (mudanças de hábitos que vida associada ou não a uso de medicações emagrecedoras) e que se mantém com peso excessivo, apresentando complicações da obesidade ou risco de desenvolve-las. A cirurgia é comprovadamente benéfica nesses casos e reduz a taxa de mortalidade, de forma que essas pessoas vivem mais!

 

Lembre-se que o tratamento para perda de peso (clínico ou cirúrgico) não exige obrigatoriedade, de forma que ninguém é obrigado a fazer dieta, exercícios, medicações ou cirurgia para perder peso. Existe uma indicação para realização deles, mas ninguém é obrigado a fazê-lo. Esse assunto é polêmico, pois existe uma linha de médicos que acreditam que a obesidade deva ser tratada com obrigatoriedade como as outras doenças crônicas (hipertensão, diabetes e etc) e que elevam grandiosamente a chance de morte, e eu me posiciono a favor.

 

Quem pode fazer?

 

A indicação da cirurgia (segundo os posicionamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica- SBCBM) é baseada na análise de quatro critérios e cada um será melhor descrito a seguir:

 

  1. IMC (Índice de Massa Corpórea)

  2. Idade

  3. Doenças associadas

  4. Tempo de doença

 

1- Em relação ao índice de massa corpórea (IMC)

 

O IMC é aquele cálculo de relação de peso para a altura, veja abaixo o cálculo e sua classificação:

 

IMC: Peso (em quilograma) / Altura ² (em metros)

 

Classificação do IMC

 

 

Sabe-se que o IMC não descreve a composição corporal (é um cálculo que relaciona o peso total pela altura, mas não é influenciado pela composição desse peso) e nem prevê os benefícios obtidos com procedimento da bariátrica, mas o IMC, quando alterado, está relacionado com maior risco de morte e, portanto, é um bom indicativo para cirurgia.

 

As indicações para cirurgia bariátrica em relação ao IMC são:

 

  • IMC acima de 40 kg/m² , independentemente da presença de comorbidades.

  • IMC entre 35 e 40 kg/m² na presença de comorbidades.

  • IMC entre 30 e 35 kg/m² na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença. É também obrigatória a constatação de “intratabilidade clínica da obesidade” por um endocrinologista. Atenção: esse último item, apesar de ser indicado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica, não é contemplado pelos planos de saúde, listado na lei aqui

 

2- Em relação à idade

 

  • Abaixo de 16 anos: exceto em caso de síndrome genética, quando a indicação é unânime, o Consenso Bariátrico recomenda que, nessa faixa etária, os riscos sejam avaliados por 2 cirurgiões bariátricos titulares da SBCBM e pela equipe multidisciplinar. A operação deve ser consentida pela família ou responsável legal e estes devem acompanhar o paciente no período de recuperação.

  • Entre 16 e 18 anos: sempre que houver indicação e consenso entre a família ou o responsável pelo paciente e a equipe multidisciplinar.

  • Entre 18 e 65 anos: sem restrições quanto à idade.

  • Acima de 65 anos: avaliação individual pela equipe multidisciplinar, considerando risco cirúrgico, presença de comorbidades, expectativa de vida e benefícios do emagrecimento.

 

3- Em relação as doenças  presentes

 

 Diabetes tipo 2, apneia do sono, hipertensão arterial, dislipidemia, doença coronária, osteo-artrites, doenças cardiovasculares (infarto do miocárdio, angina, insuficiência cardíaca congestiva, acidente vascular cerebral, hipertensão e fibrilação atrial, cardiomiopatia dilatada, cor pulmonale e síndrome de hipoventilação), asma grave não controlada, osteoartroses, hérnias discais, refluxo gastroesofageano com indicação cirúrgica, colecistopatia calculosa, pancreatites agudas de repetição, esteatose hepática, incontinência urinária de esforço na mulher, infertilidade masculina e feminina, disfunção erétil, síndrome dos ovários policísticos, veias varicosas e doença hemorroidária, hipertensão intracraniana idiopática, estigmatização social e depressão. 

 

4- Em relação ao tempo da doença

 

O paciente deve apresentar IMC estável há pelo menos 2 anos e comorbidades em faixa de risco além de ter realizado tratamentos convencionais prévios, sendo relatado em laudo pelo endocrinologista responsável, sendo descrito o insucesso ou recidiva do peso, verificados por meio de dados colhidos do histórico clínico do paciente. No caso da indicação de cirurgia metabólica, aquela que o objetivo maior é a remissão do diabetes, o tempo de duração do diabetes deve ser abaixo de 10 anos.  

 

Por que fazer a cirurgia bariátrica?

 

Os benefícios da bariátrica (quando bem indicada e sob acompanhamento de equipe multiprofissional) são:

 

  • Redução do peso e elevada taxa de manutenção do peso perdido;

  • Elevada taxa de manutenção do peso perdido;

  • Controle ou melhora de doenças advindas do excesso de peso;

  • Aumento da sobrevida (reduzindo risco de eventos de infartos);

  • Melhora da qualidade de vida e da auto-imagem.

Existe sim muitas complicações da cirurgia no intra-operatório como pós-operatório imediato como tardio, no entanto, a maioria dos pacientes se beneficiam com o procedimento cirúrgico. 

  

 

Quem não pode realizar a cirurgia bariátrica?

 

Situações que não estejam nas indicações acima descritas ou que estejam nas indicações, mas que possam apresentar algumas das condições abaixo:

 

  • Limitação intelectual significativa, pois o paciente não terá o auto-cuidado necessário pós-operado de curto e longo prazo no caso de ausência de cuidadores.

  • Pacientes sem suporte familiar adequado, por isso que a avaliação social é um dado questionado durante a triagem de indicação de cirurgia.

  • Quadro de transtorno psiquiátrico não controlado, incluindo uso continuo de álcool ou drogas ilícitas. No entanto, quadros psiquiátricos graves, alcoólatras e adictos sob controle não são contra indicativos à cirurgia.

  • Doenças genéticas.

 

Por hoje é isso, espero que gostem e deixem seus comentários!

 

Muito Obrigada, Mil Beijos e Fiquem em Paz

 

Dra. Lia Lima e equipe de Bariátrica Contato (11)  975779922

 

 

 

Referencias 

SOS Study: Sjöstrom L, et al: JAMA january 4, 2012 -307, 1 pp56-65

https://www.sbcbm.org.br/quem-pode-fazer/

Sjöström, L. "Review of the key results from the Swedish Obese Subjects (SOS) trial–a prospective controlled intervention study of bariatric surgery." Journal of internal medicine 273.3 (2013): 219-234.

Yu E, Ley SH, Manson JE, Willett W, Satija A, Hu FB, et al. Weight History and All-Cause and Cause-Specific Mortality in Three Prospective Cohort Studies. Ann Intern Med. 2017.

Bariátrica após a bariátrica

Compartilhar no Facebook
Please reload

Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Please reload

Últimas Postagens

Please reload

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle