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SAÚDE E BEM-ESTAR

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Dicas Para Ter um Ano Cheio de Vida!

Espera-se o Ano Novo para avaliar as conquistas (ou fracassos) e estabelecer novas metas.

É interessante observar essa movimentação individual, toda vez que esse período cultural de um ano se reinicia; pois o tempo somente existe em função dos movimentos estabelecidos pelo planeta em que nos encontramos e não há uma necessidade dele para iniciar mudanças.


É justamente nesse período do ano que as pessoas elaboram suas listas de bons propósitos e se você está pensando em começar a sua, inicie formulando metas possíveis de serem atingidas e identifique as barreiras que prejudicaram que esses sonhos fossem conquistados, e além disso, não se esqueça de estabelecer prazos, ou suas metas podem ficar perdidas.


Lembre-se que primeiramente é necessário ter saúde, pois sem ela, de nada adianta listar, pois sem saúde, seus planos não serão possíveis atingir.


Entenda que o conceito de saúde não é baseado em exames laboratoriais normais e sim na sensação de bem-estar físico e mental, com sensação de disposição em viver o dia, vivacidade e criatividade no trabalho, rotina em exercícios físicos, boas escolhas alimentares, sono revigorador e descanso, mente quieta, rica em reflexões positivas, horário de laser e tão importante quanto, a paz de espírito. Dessa forma, avalie o que você já conquistou nos pontos acima citados e projete seu novo eu!


Segue abaixo a lista dos principais aspectos para alcançar a vida cheia de saúde.


Rotina em exercícios físicos: A maioria das pessoas têm a justificativa de que não tem tempo para realizar atividade física. A barreira falta de tempo e excesso de trabalho são os principais limitadores dessa prática.


O que muda o homem das cavernas para o homem moderno é o ambiente, pois o gene é o mesmo. Esses homens passavam o dia caminhando e caçando, já nós, sentados e trabalhando com a mente. Dessa forma, estamos indo contra nossa informação gênica. Desenvolvemos músculos para serem utilizados e se isso não ocorre, certamente as doenças aparecem.


Costumo dizer que praticar exercícios físicos é evitar mais um remédio na lista de medicamentos. Separar um tempo para se mover é investimento em saúde física e mental, não se esqueça disso.


Se você não faz absolutamente nada de exercícios físicos, estipule a meta de 150 minutos semanais separados apenas para o movimento. Faça aquilo que te dá prazer: dança, musculação, caminhadas, corridas, bicicleta. Certamente você conquistará um novo habito.


Alimentação inteligente: Não deixe que os compromissos do dia-a-dia sejam a prioridade da sua vida. Lembre-se que a meta é alcançar o equilíbrio e conseguir, em 24 horas, realizar todas as propostas, e com certeza, comer bem é uma delas. Crie uma forma de comer saudável, seja levando marmitas, seja congelando comidas saudáveis em casa, seja organizando o tempo.


Identifique o que está te levando ao mau hábito alimentar e caso seja impossível de atingir, procure o profissional que pode te ajudar.


Sono: sim, o sono é essencial para quem busca uma vida cheia de saúde e disposição, pois é nesse período que o corpo libera hormônios e programa o dia seguinte.

Sono inquieto leva a sensação de cansaço, redução de concentração e criatividade e sonolência durante o dia. Avalie a qualidade do seu sono e se aqui for seu maior problema leia as postagens que esse blog traz sobre o assunto.


Horas de laser: trabalhar edifica o homem, concordo, mas não esqueça de permitir a mente experimentar assuntos totalmente fora do contexto de trabalho, e que te traga prazer. Não precisa de muito tempo para isso, mas pelo menos um dia dos finais de semana. Seja lendo algo fora do contexto de trabalho, seja estando com amigos ou família discutindo assuntos leves, seja conectando-se com a natureza ou animais.


Mente: Como andam seus pensamentos? Olhe para si mesmo e escute o julgamento que você faz de si e dos outros. Observe se são coisas positivas ou negativas. Se você vive um dia de cada vez ou se está constantemente fora do tempo, com excesso de futuro (ansiedade) ou excesso de passado (depressão)? E se você vive o dia presente, qual o sentimento que você vive no dia de hoje? Avalie se esses sentimentos estão te trazendo mal-estar e se você não sabe por onde começar as mudanças de crenças, busque um profissional!

Paz de espírito: Independentemente da religião, todas as pessoas sentem que são um corpo e uma alma (ou espirito, energia quântica, luz, vibração). Não deixe de lado essa parte da sua vida, pois ela se comunica com sua parte material e pode desenvolver doenças. Você pode se conectar com essa parte através das orações de qualquer religião ou mesmo através da meditação, o importante é sentir a paz e projetar amor nas suas funções.


Faça sua vida acontecer. É isto que o ano novo espera de você! De nada adianta mudar o número do ano no calendário se você continuar se programando do mesmo jeito que sempre fez, tendo as mesmas atitudes, as mesmas reações, deixando-se ficar na mesmice e da monotonia. Mude, que o mundo muda com você!


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Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

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