Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Diabetes Tipo 1: Bariátrica ou Bomba de Insulina?


QUEM USA BOMBA DE INSULINA PODE REALIZAR A BARIÁTRICA?


DIABETES TIPO 1 é uma condição em que o pâncreas não produz insulina, pois as células que a produz é destruída através de um processo de auto imunidade. Em geral existe fatores genéticos que predispõe o desenvolvimento da doença na infância ou adolescência, em pessoas jovens e emagrecidas. O tratamento é basicamente a reposição de insulina, uma vez que ela não é produzida. Existem várias maneiras de repôr insulinas, e quando falamos de tecnologia em diabetes, estamos nos referindo aos dispositivos, cada vez mais modernos, de fornecimento de insulina (como as bombas de insulina) e de acompanhamento de glicemia (como os sensores de monitorização contínua de glicemia). Leia aqui sobre bombas de insulina.


O tratamento no diabetes tipo 1, até a atualidade, consiste basicamente em repôr a insulina. A tecnologia avança alcançando melhorias no tratamento.


Para saber mais sobre diabetes tipo 1,clique aqui.


ONDE ENTRA A CIRURGIA PARA O DIABETES?


Cada vez mais temos encontrados pessoas com diabetes do tipo 1 e obesidade associada. 🤷‍♀️


A cirurgia metabólica é própria cirurgia bariátrica, cujo o principal objetivo é o controle metabólico (das doenças associadas à obesidade). Essa cirurgia no diabetes do tipo 2 têm demonstrado tremendos benefícios, mesmo em pessoas sem tanto excesso de peso, por isso, discute-se a opção do tratamento cirúrgico para diabetes tipo 1.


Até os dias de hoje, cirurgia metabólica não pode ser indicada para pessoas com diabetes tipo 2 e peso normal. Nos casos de diabetes tipo 1, as instituições ainda não se posicionaram à favor, sendo os casos existentes são de estudos clínicos, em ambiente acadêmico.📢


Saiba as atuais indicações de bariátrica, clicando aqui.



O QUE OS ESTUDOS TÊM DEMONSTRADO?