Blog

SAÚDE E BEM-ESTAR

Assine gratuitamente para receber dicas, atualizações e outros materiais.

Veja também...

Diabetes Tipo 1: Bariátrica ou Bomba de Insulina?


QUEM USA BOMBA DE INSULINA PODE REALIZAR A BARIÁTRICA?


DIABETES TIPO 1 é uma condição em que o pâncreas não produz insulina, pois as células que a produz é destruída através de um processo de auto imunidade. Em geral existe fatores genéticos que predispõe o desenvolvimento da doença na infância ou adolescência, em pessoas jovens e emagrecidas. O tratamento é basicamente a reposição de insulina, uma vez que ela não é produzida. Existem várias maneiras de repôr insulinas, e quando falamos de tecnologia em diabetes, estamos nos referindo aos dispositivos, cada vez mais modernos, de fornecimento de insulina (como as bombas de insulina) e de acompanhamento de glicemia (como os sensores de monitorização contínua de glicemia). Leia aqui sobre bombas de insulina.


O tratamento no diabetes tipo 1, até a atualidade, consiste basicamente em repôr a insulina. A tecnologia avança alcançando melhorias no tratamento.


Para saber mais sobre diabetes tipo 1,clique aqui.


ONDE ENTRA A CIRURGIA PARA O DIABETES?


Cada vez mais temos encontrados pessoas com diabetes do tipo 1 e obesidade associada. 🤷‍♀️


A cirurgia metabólica é própria cirurgia bariátrica, cujo o principal objetivo é o controle metabólico (das doenças associadas à obesidade). Essa cirurgia no diabetes do tipo 2 têm demonstrado tremendos benefícios, mesmo em pessoas sem tanto excesso de peso, por isso, discute-se a opção do tratamento cirúrgico para diabetes tipo 1.


Até os dias de hoje, cirurgia metabólica não pode ser indicada para pessoas com diabetes tipo 2 e peso normal. Nos casos de diabetes tipo 1, as instituições ainda não se posicionaram à favor, sendo os casos existentes são de estudos clínicos, em ambiente acadêmico.📢


Saiba as atuais indicações de bariátrica, clicando aqui.



O QUE OS ESTUDOS TÊM DEMONSTRADO?


- A cirurgia metabólica em diabetes tipo 1 e obesidade associada, apresenta perda de peso bem-sucedida, sendo assim, uma boa estratégia para o tratamento da obesidade e evitar as complicações relacionada ao excesso de peso. ✔


- Após a cirurgia a maioria dos pacientes necessitam de menores doses diárias de insulina, mas o controle da glicose pode não melhorar, em alguns deles. Nenhum dos pacientes que realizaram o procedimento aboliu o uso de insulina, conforme já esperado. É sempre importante lembrar que essa cirurgia pode melhorar a glicemia, mas não evita a necessidade de reposição de insulinas, a monitorização e a educação em diabetes que tanto se preza, no tratamento clínico e tradicional do diabetes tipo 1. 😉😉


- Existe também um aumento de risco pós-operatório, como: cetoacidose diabética e episódios hipoglicêmicos graves e que deve ser considerado e alertado antes na realização de cirurgia bariátrica, nessa população.😣😣


- Os estudos que existem até o momento, não podem ser generalizados, pois são inciais e assumem uma pequena quantidade de pessoas e de curto prazo de acompanhamento.

CONCLUSÃO

O objetivo da inclusão de TECNOLOGIA EM DIABETES (como bombas de insulinas e sensores) é para alcançar controle da glicemia.

O objetivo da CIRURGIA METABÓLICA é a perda de peso e a melhora das doenças associadas.

A associação de ambas estratégias pode melhorar a condição daqueles pacientes que se enquadram nas indicações. Ou seja, elas podem andar juntas, com objetivos diferentes. 👍👍


É importante deixar claro que estamos falando de técnicas que a medicina propõe, mas nada disso tem valia se os hábitos saudáveis de vida dos pacientes não estiverem incluídos. Lembre-se disso e no blog temos várias postagens de incentivo e dicas em estilo de vida saudável, aproveite!!!👀



Esperamos que tenham gostado dessa postagem, da qual participa o Dr. Marcio Krakauer, endocrinologista coordenador do Departamento de tecnologia, saúde digital e telemedicina da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes), a ADIABC (Associação de Diabetes do ABC) e a Liga de Diabetes da Faculdade de Medicina do ABC.


Se você tem diabetes tipo 1, esperamos que com essa publicação, ter esclarecido dúvida! Também não deixa de compartilhar essa postagem para aquelas pessoas com diabetes!!!🤓🤓🤓



Clique aqui para conhecer o site, participar e ajudar a ADIABC

Siga também a ADIABC nas redes sociais:


Facebook: https://www.facebook.com/adiabc.diabetes/

Instagram: https://www.instagram.com/adiabcdiabetes/?hl=bg



Referencias

POLO, Paola et al. IMPACTO DE LA CIRUGÍA BARIÁTRICA EN PACIENTES CON OBESIDAD Y DIABETES MELLITUS TIPO 1. Revista de la Sociedad Argentina de Diabetes (SAD), v. 53, n. 3 Sup, p. 139-142, 2019.

BRETHAUER, Stacy A. et al. Bariatric surgery improves the metabolic profile of morbidly obese patients with type 1 diabetes. Diabetes care, v. 37, n. 3, p. e51-e52, 2014.

BRETHAUER, Stacy A. et al. Bariatric surgery improves the metabolic profile of morbidly obese patients with type 1 diabetes. Diabetes care, v. 37, n. 3, p. e51-e52, 2014.

LANDAU, Zohar et al. Bariatric surgery in patients with type 1 diabetes: special considerations are warranted. Therapeutic advances in endocrinology and metabolism, v. 10, p. 2042018818822207, 2019.

LANDAU, Zohar et al. Bariatric surgery in patients with type 1 diabetes: special considerations are warranted. Therapeutic advances in endocrinology and metabolism, v. 10, p. 2042018818822207, 2019.

YEUNG, K. T. D.; REDDY, M.; PURKAYASTHA, S. Surgical options for glycaemic control in Type 1 diabetes. Diabetic Medicine, v. 36, n. 4, p. 414-423, 2019.


Para mais

informações

Agende uma

Consulta!

Últimas Postagens

  • Instagram ícone social
  • Facebook Social Icon
  • YouTube Social  Icon

Uma atuante no metabolismo funcional e low carb que tem o objetivo de utilizar e agregar a tecnologia como complemento do tratamento de pacientes com distúrbios metabólicos, prestar informações relevantes sobre as doenças metabólicas e propiciar um meio para compartilhamento de experiências no enfrentamento dessas doenças e incentiva-los na busca de qualidade de vida!

Dra Lia Lima

CLÍNICA

Edifício Bacelar Work Center, 
R. Dr. Bacelar, 368 - Vl Clementino, Cj 51
São Paulo - SP, 04026-001

WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.26
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15.25
WhatsApp Image 2018-07-27 at 12.15
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.46
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.47
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.48
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44.45
WhatsApp Image 2018-07-27 at 11.44

Dra. Lia Lima -  Todos os direitos reservados. © 2016 

Tel.: (11) 3181-8283

(11) 97577-9922 

  • YouTube - White Circle
  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle